Segundo terremoto em menos de 24h é sentido no interior do Acre; moradores relatam que casas balançaram


Epicentro de tremor foi registrado na cidade de Pucallpa, no Peru, mas foi sentido em Cruzeiro do Sul. Esse foi o segundo abalo sísmico sentido no estado em menos de 24 horas, após terremoto de magnitude 5,1 ocorrer em Marechal Thaumaturgo. Agência de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos detectou terremoto em Pucallpa, no Peru
Reprodução
Moradores do interior do Acre sentiram o segundo terremoto em menos de 24 horas, na noite dessa quarta-feira (27). De acordo com a Agência de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do tremor de magnitude 5,1 foi registrado na cidade de Pucallpa, no Peru, entretanto, moradores de Cruzeiro do Sul, distante 631 km de Rio Branco, relatam ter sentido a movimentação. Não houve ocorrências relacionadas ao tremor.
Leia também:
Terremoto de magnitude 5,1 é registrado no interior do AC: ‘Susto bem grande’
Em oito dias, segundo terremoto é registrado em Tarauacá, no interior do AC
Terremoto de magnitude 6,6 é registrado no município de Tarauacá, interior do Acre
De acordo com o USGS, o abalo sísmico ocorreu por volta das 23h. Nesse horário, o mototaxista Alessandro Martins estava deitado quando sentiu o chão movimentar. Ele comentou com a esposa, que inicialmente não sentiu, e falou à Rede Amazônica Acre sobre o susto.
“Eu estava deitado na cama com a minha esposa, senti, e disse para ela: minha velha, a terra está tremendo. Ela disse que não. Eram 11 horas da noite, eu já estava deitado. Fiquei um pouco assustado, porque não é sempre que a terra treme, então a gente fica um pouco assustado. Não demorou muito não, acho que nem dois minutos. No início não imaginei que era um tremor de terra, mas lembrei que a minha filha disse que lá em Marechal Thaumaturgo, tinha dado um tremor de terra. Mas, aqui foi mais fraco do que em Marechal”, contou.
O mototaxista Alessandro Martins sentiu o tremor quando estava deitado
Mazinho Rogério/Rede Amazônica Acre
O tremor de terra em Marechal Thaumaturgo mencionado por Martins também teve 5,1 de magnitude, conforme o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico, e ocorreu na manhã dessa quarta, cerca de 14h antes do que foi sentido na segunda maior cidade do estado. Esse também foi o quarto abalo sísmico sentido no estado em 2024.
De acordo com dados da plataforma Google Earth, Pucallpa fica a pouco mais de 226 km de Cruzeiro do Sul. Ainda na cidade, a autônoma Maria Cilene Souza também sentiu o tremor durante a noite. Ela disse que só soube que se tratava de um reflexo de terremoto após chegar ao trabalho na manhã desta quinta-feira (28). Maria Cilene estava em casa com os filhos e pensou que se tratava de uma tentativa de invasão.
Cruzeiro do Sul fica a cerca de 226 km de Pucallpa, no Peru
Reprodução/Google Earth
“Eu senti o tremor de terra, mas não sabia o que era. Eu pensei que alguém estava arrombando a casa, não sei, balançando a casa. Eu abri a janela, olhei ao redor, não vi nada, não vi ninguém. Meus filhos se assustaram, foi bem rápido, mas eu senti, foi forte. Não sabia que era um tremor de terra, vim saber hoje aqui no mercado, porque estavam comentando. Eu me assustei, porque balançou muito a casa. A minha casa é de madeira, a gente sente bem mais do que uma casa de alvenaria”, relatou.
Maria Cilene Souza achou que sua casa havia balançado por conta de tentativa de invasão
Mazinho Rogério/Rede Amazõnica Acre
Colaborou o videorrepórter Mazinho Rogério, da Rede Amazônica Acre.
Reveja os telejornais do Acre
Adicionar aos favoritos o Link permanente.