Raio atinge casa, destrói todas as tomadas e abre buraco no teto: ‘A casa tremeu toda’; VÍDEO


Descarga elétrica assustou morador de Palmas na noite desta quarta-feira (27). Apesar do susto, ninguém se feriu. Raio destruiu instalação elétrica de casa em Palmas
A queda de um raio destruiu todas as tomadas de uma casa em Palmas. A descarga elétrica também abriu um buraco no telhado, queimou aparelhos eletrônicos e até o medidor de energia ficou torrado. Apesar do susto, ninguém se feriu.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O raio caiu em uma casa na quadra 303 Norte, nesta quarta-feira (27), por volta de 20h50. Segundo o morador John Wesley Pereira Melo Silva, 31 anos, o raio queimou todas as lâmpadas, além do ar-condicionado, TV, modem de internet e o portão elétrico da casa.
“A casa tremeu toda. Caiu tudo que estava nas prateleiras”, afirma.
No momento da queda do raio, John estava voltando do trabalho e registrou em vídeo a situação em que encontrou a casa poucos minutos depois. As imagens foram compartilhadas pela página Tu Viu Palmas.
No vídeo, ele narra a destruição no ambiente e mostra que parte do forro e da fiação elétrica foram partidos. A pintura da casa também foi danificada pela fumaça das tomadas queimadas.
“O raio caiu diretamente no meu quarto. Furou a telha e arrebentou o forro, pegou fogo nas tomadas e começou ainda a queimar a cortina e travesseiro, mas logo apagou”, comenta.
Tomadas da casa queimaram após queda de raio
Reprodução/Redes Sociais
A equipe da Energisa, concessionária de energia no estado, foi chamada e levou o medidor de energia da casa para perícia. Entretanto, a concessionária informou que não se responsabiliza pelos danos causados aos eletrodomésticos e demais bens do imóvel.
“Tenho que chamar um eletricista da minha parte para fazer toda a fiação e instalação do meu bolso”, afirma.
LEIA TAMBÉM
Estudante atingido por descarga elétrica de raio morre dias antes de fazer aniversário; VÍDEO
Estudante morre após ser atingido por raio enquanto fazia farinha descalço
Entenda quando um raio pode ser fatal e quais cuidados tomar durante temporais
Procurada pelo g1, a Energisa afirmou que pelas imagens no vídeo, o caso ocorreu na rede interna da casa. “Na noite de ontem, não tivemos nenhuma ocorrência com a rede elétrica de distribuição. O fornecimento de energia é normal na quadra”, informou.
Estado elétrico
Acidentes com raios são comuns no Tocantins durante o período chuvoso. Há dez dias um estudante de 17 anos morreu depois que um raio atingiu a a rede elétrica da chácara em que ele estava na zona rural de Aragominas. Segundo a Polícia Militar, no momento do acidente ele estava descalço em chão úmido.
A posição geográfica, praticamente no ‘caminho’ de tempestades que surgem na região norte, faz com que o Tocantins seja um dos estados com maior registro de descargas elétricas do país. Somente em janeiro deste ano quase meio milhão de raios atingiram o estado.
Tocantins registra altos índices de raios
Divulgação/Energisa
Como evitar danos
O coordenador de operações da Energisa, Tony Franco, explica que mesmo sem chuva há a possibilidade de descarga atmosférica se tiver nuvens no céu. Nesse caso, é importante procurar locais abrigados, por exemplo, dentro de casa ou veículos.
É preciso estar atento ao sistema elétrico da casa e se certificar de que as tomadas estão bem aterradas para que em caso de queda de raio, a descarga possa escoar pelo aterramento, reduzindo os danos causados pela queda.
Para casas alugadas ou sem informações sobre os circuitos, a orientação é chamar um profissional para avaliar a instalação elétrica e, caso não tenha aterramento, ou não esteja de acordo com as normas brasileiras, é necessário fazer a adequação.
Além disso, é necessário ter atenção com antenas externas, que também precisam estar devidamente aterradas para minimizar danos em caso de raios.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.