Kombucha é o elixir da perda de peso? Conheça os benefícios e se faz mal

Uma pesquisa publicada no PLOS Genetics destacou os possíveis benefícios do kombucha na redução do acúmulo de gordura corporal.

Conduzido por pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, o estudo utilizou vermes nematóides C. como modelo para investigar os efeitos da bebida no metabolismo.

O kombucha é uma bebida fermentada produzida com chás e uma cultura de bactérias – Foto: Freepik/ND

Os resultados mostraram que os micróbios probióticos presentes no kombucha colonizaram os intestinos dos vermes, desencadeando mudanças metabólicas que se assemelham aos efeitos do jejum.

Entre as mudanças estavam:

  • Diminuição nas reservas de gordura
  • Níveis reduzidos de triglicerídeos
  • Gotículas lipídicas menores

Os pesquisadores acreditam que os micróbios probióticos presentes na bebida podem desempenhar um papel fundamental na regulação do metabolismo de gorduras.

Benefícios e potenciais riscos do Kombucha

O kombucha apesar de trazer muitos benefícios à saúde, se mal preparado, pode apresentar um risco

A bebida apesar de trazer muitos benefícios à saúde, se mal preparado, pode apresentar um risco – Foto: Freepik/ND

A nutricionista Patricia Leite em um vídeo para o seu canal no YouTube, abordou os benefícios e potenciais riscos associados ao consumo de kombucha.

Patricia destacou que a bebida fermentada possui diversos benefícios, incluindo capacidade de desintoxicação hepática, fornecimento de energia devido, reforço do sistema imunológico e melhoria da saúde das articulações.

No entanto, a nutricionista alertou para os possíveis riscos associados à preparação caseira do kombucha, destacando a possibilidade de contaminação por micro-organismos nocivos, como o aspergillus e a cândida.

É extremamente importante seguir cuidadosamente as orientações de preparação e higiene, além de consumir a bebida apenas de fontes confiáveis e industrializadas.

Como consumir Kombucha?

A nutricionista abordou a sensibilidade de algumas pessoas ao kombucha, recomendando que os iniciantes comecem com pequenas quantidades e observem a resposta do organismo.

Patricia alerta, ainda, que não é recomendado ingerir a bebida em excesso, enfatizando a moderação como chave para aproveitar os benefícios sem correr riscos à saúde.

Confira o vídeo completo da nutricionista:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.