VÍDEOS: Veja momento que prefeito e vice são presos pela Operação Mensageiro no Norte de SC

O prefeito e o vice-prefeito de  São João do Itaperiú, no Norte de Santa Catarina, foram presos na 5ª fase da Operação Mensageiro, deflagrada na manhã desta segunda-feira (29).

Veja momento que prefeito e vice são presos pela Operação Mensageiro no Norte de SC

Veja momento que prefeito e vice são presos pela Operação Mensageiro no Norte de SC – Foto: Bruno Weinrich/NDTV

As prisões do prefeito Clézio Fortunato (MDB) e do vice Jaime Antonio de Souza (PL) foram flagradas pela equipe do portal ND Mais e NDTV Record Joinville.

Nas imagens, é possível ver os gestores municipais sendo encaminhados às viaturas do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) e Geac (Grupo Especial Anticorrupção).


Prefeito de São João do Itaperiú foi visto deixando a prefeitura em viatura da Operação Mensageiro – Vídeo: Bruno Weinrich/NDTV

A informação das prisões foi confirmada pela prefeitura da cidade que, em nota, afirma que “a administração municipal esteve colaborando com os agentes na entrega de documentos e aparelhos eletrônicos.”

A nota ainda afirma que “o Prefeito Clézio José Fortunato declara que está tranquilo com a resolução do caso e disposto a colaborar nos próximos passos da investigação.”

Vice-prefeito de São João do Itaperiú foi escoltado até viatura – Vídeo: Bruno Weinrich/NDTV

A reportagem do portal ND Mais procurou a defesa do prefeio Clézio Fortunato e pediu um posicionamento sobre a prisão. “Não temos como nos manifestar pois não temos conhecimento dos autos, além de estar sob sigilo”, afirmou o advogado que representa o político. A defesa do vice-prefeito não foi localizada até a publicação desta notícia.

De acordo com a assessoria do gabinete do presidente da Câmara de Vereadores, Edson Goldacker Junkes (MDB), a casa ainda não recebeu uma notificação oficial sobre a operação. Por isso, a cidade segue sem um gestor interino para suprir a falta do prefeito e do vice.

Operação Mensageiro já prendeu diversos políticos

A Operação Mensageiro, que já levou diversos prefeitos para a cadeia,  apura esquema de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro nos setores de coleta e destinação de lixo, de abastecimento de água e de iluminação pública em diversas regiões de Santa Catarina.

A 5ª fase da operação teve como um dos alvos o deputado estadual Emerson Stein. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão contra ele.

Segundo o MPSC, as novas ordens de prisão e de busca e apreensão, expedidas pelo TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina), são relacionadas a infrações que teriam ocorrido em duas cidades catarinenses – uma no Vale do Itapocú e outra na Região da Foz do Rio Itajaí. Entre os alvos estão agentes públicos, privados e órgãos públicos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.