‘Tudo para admirar o filho’: grávida descobre câncer de mama e adia quimioterapia

Aos 33 anos, a analista financeira Azzurra Carnelos estava grávida do primeiro filho quando descobriu que um câncer de mama, já em remissão, havia retornado. Para manter a gestação e dar à luz ao bebê, a italiana decidiu não fazer quimioterapia.

Foto mostra Azzurra Carnelos com as mãos para o alto. Ela teve câncer de mama e decidiu não fazer o tratamento enquanto não desse a luz a seu filho

Aos 33 anos, Azurra descobriu a gravidez e cinco meses depois o câncer de mama que estava em remissão retornou – Foto: Reprodução/ND

Em fevereiro do ano passado, Azzurra, moradora de Oderzo, na Itália, teve a gravidez confirmada. A novidade foi uma surpresa para ela já que, em 2019, Azzurra passou por um longo e intenso tratamento contra um câncer de mama. E pensou que não teria chances de engravidar.

Cinco meses depois, a analista financeira descobriu que o câncer havia retornado e decidiu contrariar a indicação dos médicos – a quimioterapia como tratamento – para conseguir ter o bebê.

Francesco e Azurra se casaram em 2022; ele será o responsável legal do pequeno Antonio – Foto: Reprodução/ND

Em agosto, o pequeno Antonio veio ao mundo. E a mãe do menino retomou o tratamento. Segundo os médicos, o câncer já estava em um estágio avançado e ela morreu no último sábado (13).

“Minha filha estava determinada a fazer o que fosse possível, tudo para admirar o filho”, disse a mãe. Agora, o pequeno ficará aos cuidados do pai, Francesco Favero, e da avó.

Tratamento de câncer de mama durante a gravidez

Segunda a Revista Brasileira de Cancerologia (RBC), periódico que reúne estudos médicos da área, a quimioterapia pode oferecer riscos à saúde fetal. Mas, se nenhum tratamento for realizado até o nascimento do bebê, a saúde da mãe também é posta em risco.

Ainda, oncologistas falam sobre segurança do tratamento no segundo e terceiro trimestre da gestação – no primeiro trimestre há chances de aborto espontâneo, segundo a RBC, e não é recomendado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.