Prédio em construção atingido por incêndio não tem risco de desabar; 52 imóveis foram desocupados


Empresa, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros fizeram vistoria nesta sexta (28). Prédio em construção atingido por incêndio no Recife, no dia seguinte
Reprodução/TV Globo
O prédio em construção que pegou fogo na quinta-feira (28), no Recife, não tem risco de desabamento, de acordo com a prefeitura. Na manhã desta sexta-feira (29), engenheiros da Construtora Carrilho fizeram uma vistoria no Edifício Botanik junto com a Defesa Civil da cidade e o Corpo de Bombeiros, logo após a eliminação de focos de incêndio que ainda havia no local.
Desde a noite da quinta-feira, o Corpo de Bombeiros isolou um perímetro de cerca de 300 metros ao redor do Edifício Botanik, e moradores e comerciantes tiveram que deixar os 52 imóveis, residenciais e comerciais, que ficam no entorno. O trânsito e o fornecimento de energia também foram interrompidos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
O Edifício Botanik tem 28 andares e fica localizado no bairro da Torre, Zona Oeste do Recife, na esquina entre as ruas Padre Anchieta e Real da Torre. A vistoria começou às 8h e terminou por volta das 10h.
De acordo com Anderson Soares, chefe do Centro de Operações do Recife, não foi verificada a necessidade de demolição de nenhuma estrutura, bem como a vistoria não encontrou risco de desabamento.
“No momento, a gente também não avaliou que há esse risco [de desabamento], mas a empresa já está tomando posse disso. Tem um engenheiro mecânico dela o tempo todo lá em cima, avaliando o risco”, declarou.
Ele afirmou, ainda, que um plano de ação foi montado para que as ruas sejam desinterditadas e o cotidiano volte ao normal no entorno do prédio.
“Primeiro, [a empresa deve] retirar tudo que é de material de risco, de queda, que está em cima, nos últimos andares. Ou seja, tirar esse material para que não tombe. Segundo, retirar aquele bandejão, aquele elemento ali, solto, e depois lançar uma tela de segurança. Por fim, retirar as folhas de zinco de lá também. Feito isso, a gente garante a segurança da área e pode voltar com mais segurança para a normalidade do entorno”, afirmou.
Por volta das 11h, houve a primeira desinterdição de via: a Rua Antônio Vieira, que fica quase em frente ao prédio que pegou fogo. Algumas vias também tiveram a rede elétrica religada.
Anderson Soares disse, também, que a previsão é de que o entorno do prédio seja totalmente desinterditado até o fim desta sexta-feira. Entretanto, há previsão de chuva, e isso pode afetar o cronograma.
“Naturalmente, a gente está sujeito a qualquer intercorrência. Eu tenho previsão de chuva para o dia de hoje, então, tudo isso vai afetar o nosso cronograma. A gente vai estar aqui o tempo todo acompanhando. Tudo acontecendo nas condições normais de temperatura e pressão, hoje mesmo todo mundo vai voltar para casa”, disse.
O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, disse que uma das hipóteses é de que o incêndio tenha sido ocasionado por um curto-circuito.
O fogo se concentrou nos pavimentos mais altos da estrutura (veja vídeo abaixo). Os três últimos andares do prédio estavam escorados com toras de madeira, e isso pode ter favorecido a propagação do fogo. Além disso, o almoxarifado da obra, que ficava no térreo, ficou destruído, porque material em chamas caiu e atingiu papéis e madeira que estavam estocados.
O incêndio
Incêndio atinge prédio em construção na Zona Oeste do Recife
Os bombeiros foram acionados para combater as chamas às 20h05. Por volta das 21h30, começou a chover, o que ajudou a diminuir a intensidade das chamas.
Os bombeiros tiveram dificuldade para controlar o incêndio porque a edificação tem 84 metros de altura e ainda estava em fase de construção, sem sistema hidráulico finalizado.
O fogo foi controlado por volta das 23h30, mas a corporação permaneceu combatendo pequenos focos de incêndio e acompanhando a situação da estrutura até as 10h desta quinta.
Por precaução, os bombeiros isolaram um raio que se estende a até 150 metros ao redor de cada um dos lados do prédio, o que equivale a cerca de 300 metros de diâmetro.
O que diz a construtora
Incêndio atinge prédio em construção no bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife
Eduardo Fialho/WhatsApp
Em nota, a Construtora Carrilho afirmou que:
Não houve registro de vítimas;
O fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros;
Está em contato com as autoridades para encontrar o motivo do incidente;
Tem mais de 50 anos de atuação na área da construção civil;
O empreendimento tem seguro e nenhum cliente da empresa será prejudicado;
Durante o final de semana, visitas técnicas serão realizadas na obra para uma melhor avaliação da situação.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.