‘Pior bobó de camarão’: aprenda a fazer o prato de nome inusitado que faz sucesso em Maceió

Segundo o chefe de cozinha Marcos Victor, a receita é resultado da combinação de sabores da Bahia e de Alagoas. ‘Pior bobó de camarão’: aprenda a fazer prato de nome inusitado que faz sucesso em Maceió
Um pequeno quiosque na pracinha do Mercado do Artesanato, localizado na Levada, em Maceió, oferta um prato de nome inusitado: o pior bobó de camarão.
O responsável pela receita é o chefe de cozinha Marcos Victor. Ele é maceionese, mas teve conta a ideia de criar o prato enquanto morava na Bahia.
“Essa ideia foi gerada logo após a pandemia. Eu era chefe de cozinha em Salvador e tinha o sonho de vir para Maceió e montar o meu bobó de camarão, minha comida baiana misturada com a alagoana”.
Em Maceió, Marcos precisava pensar no que colocar na fachada do quiosque para chamar a atenção do público. Foi então que pensou em chamar o prato de “o pior bobó de camarão”.
“Quando fui na gráfica, o rapaz falou: ‘você é louco? Não vai dar certo'”, lembra o chefe de cozinha.
Para a surpresa do funcionário da gráfica, a estratégia de marketing repercutiu e a atraiu clientes ao quiosque do chefe Marcos, que também conta com pratos como acarajé, dobradinha e mariscada.
O interesse de Marcos pela cozinha começou em casa: o pai é do Litoral e a mãe, do Sertão de Alaogas. A mistura de temperos o inspirou a se tornar chefe de cozinha.
Receita do pior bobó de camarão:
Ingredientes
1,5 kg de macaxeira
200 ml de leite de coco
1 tomate grande
4 pimentas de cheiro
3 cebolas pequenas ou uma grande
3 dentes de alho
1 maço de pequeno de coentro
gengibre ralado à gosto
200 g de amendoim
200 g de castanha
Uma colher de chá de páprica defumada
150 ml de azeite de dendê
1 pitada de sal (que deve ser acertado depois de pronto)
Ingredientes para a moqueca de camarão
camarão sem casca
cebola
tomate
leite de coco
Modo de preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador, adicionando um pouco de água.
Uma dica do chefe de cozinha é retirar os talos da macaxeira antes de colocar para cozinhar. Além disso, adicionar uma colher de sopa de azeite de dendê na água do cozimento.
Depois de bater no liquidificador, levar o caldo à panela e mexer até começar a borbulhar. Nesse ponto, basta acrescentar a moqueca de camarão, que pode ser feita com camarão, tomate, cebola e leite de coco.
A recomendação do chefe é servir o pior bobó de camarão com arroz branco e batata palha. A receita rende para 8 pessoas.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Adicionar aos favoritos o Link permanente.