Homenagem em Açores: Grupo ND recebe medalha por projeto que celebrou a imigração em SC

O Grupo ND foi destaque na programação festiva da ilha de São Jorge, no arquipélago dos Açores. Como parte dos festejos do padroeiro que dá nome à ilha, uma cerimônia nesta terça-feira (23) condecorou a relevância e grandiosidade do projeto Viva Açores com a Medalha de Prata do município.

Grupo ND recebe medalha por projeto que celebrou a imigração em SC

Grupo ND recebe homenagem – Foto: NDTV

O auditório da Câmara Municipal do Concelho de Velas reuniu autoridades e convidados para a entrega da principal condecoração oferecida pela administração.

A Medalha de Prata reconhece pessoas e entidades cujos trabalhos contribuíram para a divulgação e o desenvolvimento dos Açores, em especial, da Ilha de São Jorge – uma das cinco que formam o conjunto central do arquipélago.

A homenagem foi entregue pelo Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Teixeira Miguel. O representante do Governo Autônomo dos Açores na ocasião reconheceu a importância do intercâmbio catarinense para o crescimento da região.

“Este tipo de iniciativa é muito importante para nós, para divulgar a nossa imagem, poder aproximar as nossas comunidades e trazê-los a visitar não só para ter uma experiência única como dinamizar a nossa economia”, disse.

O secretário destacou o crescimento do turismo na ilha de São Jorge, um indicador da quantidade de pernoites na rede de hospedagem, que cresceu 23% só no último ano.

As belezas do arquipélago esculpido por lava vulcânica, que hoje mistura a exuberância da natureza com a diversidade da sua cultura, são cartões de visita que os catarinenses, recentemente, puderam conhecer melhor.

Sobre o projeto Viva Açores

O projeto Viva Açores, que celebrou os 275 anos da chegada dos primeiros imigrantes açorianos em Santa Catarina com conteúdos multiplataforma nos veículos do Grupo ND, rendeu mais de 600 milhões de visualizações, e o impacto chegou do outro lado do Atlântico.

“Ver tão intensamente o ‘ser açoriano’ na sua cultura, tradição e arquitetura mesmo a tantos quilômetros de distância” foi o que impressionou o Presidente do município de Velas, Luís Silveira.

Ao justificar a entrega da homenagem ao Grupo ND, destacou que o reconhecimento “valoriza quem aqui está, mas também reconhece e enaltece aqueles que estão longe, além fronteiras e que tanto ainda fazem por nós, na promoção do destino Açores, sobretudo mantendo as ligações com a nossa cultura”.

O presidente do município de Velas, Luís Silveira, se impressionou com o projeto e o seu impacto.  “Eu não tinha noção da realidade da vivência que se tem em Santa Catarina e muito menos da grandeza do projeto que estava a ser desenvolvido. Isso fez com que, este ano, usássemos o mote do turismo para trazermos até nós aqueles que nos ajudam além-fronteiras, como fez o Grupo ND“.

Presidente do Município de Velas, Luís Silveira – Foto: NDTV

“E efetivamente, percebemos, o estreitamento dos laços entre os açorianos que aqui estão (Velas) e lá estão (Santa Catarina), numa vertente que pode ser muito interessante não só nos termos turísticos, mas também empresariais, em termos de investimentos e importação e exportação”, adicionou.

O presidente do município de Velas também fez um convite aos manezinhos de Santa Catarina: “Convidamos os catarinenses a virem aos Açores para conhecerem as terras dos seus antepassados, e também o povo açoriano a conhecer como os catarinenses vivem. Isso tem um potencial enorme. Nós estamos trabalhando para fazer isso acontecer com o Grupo ND e a Prefeitura de Florianópolis”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.