Encceja 2024 abre inscrições nesta segunda-feira, confira como participar

Está correndo atrás do diploma do ensino fundamental ou médio? Fique atento ao Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), que abriu as inscrições nesta segunda-feira (29). O prazo para se candidatar é 10 de maio.

Prova do Encceja

O exame do Encceja é composto por quatro provas de múltipla escolha e uma proposta de redação – Foto: Reprodução/Secretaria da Educação do Acre

O Encceja 2024 será aplicado no dia 25 de agosto em todos os Estados. A prova é destinada a jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade própria.

A idade mínima é de 15 anos completos na data de realização do exame para a certificação do ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio.

Candidatos do Encceja

Encceja é direcionado aos que não concluíram estudos na idade adequada e buscam a certificação no ensino fundamental ou no médio – Foto: Agência Brasil/Divulgação/ND

Além da inscrição, os candidatos têm até 10 de maio para solicitar atendimento especializado e tratamento pelo nome social. O resultado preliminar dos pedidos será divulgado em 17 de maio.

O Encceja é realizado pelo Inep e a emissão do certificado e declaração de proficiência cabe às secretarias estaduais de Educação.

Como se inscrever no Encceja?

O Encceja não cobra taxa de inscrição, exceto aos inscritos no ano passado que faltaram às provas. Quem não justificou a ausência em 2023 deverá pagar R$ 40.

Para participar, é preciso acessar o site oficial do exame e fazer login com a conta gov.br. Os candidatos devem informar a data de nascimento e o CPF, em seguida responder um questionário de dados pessoais.

Questões de múltipla escolha

A prova será realizada em 25 de agosto em todo o Brasil – Foto: Divulgação/ND

A inscrição inclui uma etapa de atendimento especializado, em que os participantes podem solicitar os serviços necessários como Libras e sala de amamentação.

É importante se atentar para a escolha da cidade onde vai realizar a prova e a instituição que emitirá o diploma, visto que será preciso se deslocar até lá para buscar o certificado.

Os candidatos também precisam optar pela prova de nível fundamental ou nível médio, dependendo da certificação que desejam.

Sala de aula com estudantes

A idade mínima é de 15 anos para o diploma do ensino fundamental e 18 anos para o diploma do ensino médio – Foto: Unsplash/Divulgação/ND

A última etapa é um questionário socioeconômico que serve como coleta de dados para a educação brasileira.

O exame é composto por uma proposta de redação e quatro provas objetivas com 30 questões de múltipla escolha cada. Confira o que é exigido para os diferentes diplomas:

Ensino fundamental

  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • História e Geografia.

Ensino médio

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).
Adicionar aos favoritos o Link permanente.