Dentista suspeita de infeccionar pacientes em lipo de papada é alvo de busca e apreensão após colocar imóvel à venda


Apesar de investigada, Camilla de Andrade Silveira, conhecida como Camilla Groppo, ainda pode atuar como dentista e anunciou nas redes sociais que planejava fazer atendimentos em Santa Catarina, segundo a polícia. Camilla Groppo
Reprodução/TV Globo
A dentista Camilla de Andrade Silveira, conhecida como Camilla Groppo, foi alvo de busca e apreensão nesta terça-feira (23) após colocar o imóvel que ela morava à venda. Ela é investigada pela suspeita de infeccionar até vinte pacientes em procedimento lipo de papada.
A residência de Camilla e o consultório que ela atendia, interditado pela Vigilância Sanitária há um mês, foram alvo da operação. As informações foram repassadas pela Polícia Civil de Minas Gerais em coletiva de imprensa na tarde desta terça (23).
“Durante os relatórios realizados pela Vigilância Sanitária, fiscais da Prefeitura constataram que os prontuários das pacientes que manifestaram essa infecção não estavam no consultório. Era de extrema importância a gente ter acesso a essa documentação, porque a gente tomou conhecimento que ela colocou o imóvel dela à venda e que estava anunciando em rede social que possivelmente estaria se mudando pro estado de SC, onde iria realizar esses procedimentos estéticos”, esclareceu o delegado Alessandro Santa Gema, delegado titular da 4ª Delegacia de Polícia Civil.
Dezesseis prontuários de pacientes que tiveram complicações foram localizados na casa de Camilla. O intuito dos oficiais é recolher essas provas e documentos para serem repassados para o Instituto Médico-Legal (IML) para que profissionais analisem os procedimentos realizados pela dentista.
O delegado ainda esclareceu que Camilla tem formação de dentista, mas que não estaria apta a realizar procedimentos estéticos de lipo de papada e de bichectomia, como ela costumava fazer.
“O profissional dentista estaria habilitado, teria autorização de realizar procedimentos estéticos, desde que faça curso de especialização. Esses cursos levam, em média, de dois a três anos, como uma pós-graduação. No consultório da investigada tem lá que ela fez um curso de dez horas para lipo de papada e de doze horas para bichectomia”, complementou o delegado.
A Prefeitura de Belo Horizonte confirma que houve notificação de 20 casos de infecções confirmadas e suspeitas pela bactéria Mycobacterium abscessus.
Vítimas de dentista sem registro profissional prestam depoimento; pacientes relataram infecções após lipo de papada
Dentista suspeita de deixar pacientes com infecções após lipo de papada é investigada pelo Ministério Público
Delegado Alessandro Santa Gema, delegado titular da 4ª Delegacia de Polícia Civil.
Hebert Cabral/TV Globo
Preços abaixo do praticado no mercado
A Vigilância Sanitária da capital e o Conselho Regional de Odontologia ainda identificaram erros na esterilização dos materiais, o que causou a interdição do consultório, localizado na Rua da Bahia.
“Ela começou a atender em 2022 e vítimas relataram que, por dia, ela atendia de 10 a 12 pacientes. Ela anunciou que faria um procedimento de ‘lipoaspiração de papada popular’. Ela cobrava preços abaixo do que é cobrado por médicos e isso gerou uma demanda muito grande pra ela, que atendia sozinha”, detalhou o delegado.
A polícia agora analisa se ela a conduta dela foi culposa — quando não há intenção, mas por negligência — ou se ela assumiu o risco de produzir o resultado nas pacientes.
Mulher teve complicações após procedimento de lipo de papada
TV Globo/ Reprodução
Dentista ainda não foi ouvida
Apesar das investigações avançadas, a dentista Camilla de Andrade Silveira, conhecida como Camilla Groppo, ainda não foi ouvida pela polícia.
“A gente optou por não ouvi-la até ter um maior número de provas em mãos, para ter uma oitiva mais robusta no momento em que ela for ser ouvida. No momento da busca hoje a gente comunicou que muito provavelmente até semana que vem nós vamos ouvi-la”, esclareceu o delegado.
O g1 entrou em contato com a defesa da dentista e atualizará este material assim que houver retorno.
Vídeos mais assistidos do g1 MG
Adicionar aos favoritos o Link permanente.