Comitivas desfilam com cavalos e bois durante cavalgada tradicional em Gurupi


Desfile realizado neste domingo (28) deu o pontapé inicial para a 49ª Expo Gurupi, que vai acontecer entre os dias 30 de abril e 05 de maio. Cavalgada passou pelas ruas de Gurupi
Débora Ciany/TV Anhanguera
Oito comitivas com diversos integrantes participaram neste domingo (28) da tradicional cavalgada de Gurupi, no sul do estado. Pelas ruas da cidade, homens e mulheres desfilaram com cavalos e bois. O evento antecede a realização da 49ª Expo Gurupi, que contará com shows de artistas regionais e nacionais e programação voltada ao agronegócio.
A concentração começou às 10h na chácara Linolândia, na saída para o município de Peixe. Cavaleiros e cavaleiras partiram em direção ao Parque de Exposições de Gurupi às 13h. O percurso foi feito durante toda a tarde nos desfiles das comitivas. Ao longo do trajeto, foram instaladas caixas d’agua para hidratação dos pontos de descanso, visando o bem-estar animal.
Cavalgada aconteceu na tarde deste domingo (28) em Gurupi
Divulgação/Sindicato Rural de Gurupi
A organização do evento assinou termo de cooperação com e Ministério Público Estadual (MPTO) e a medida atendeu recomendações para evitar situações de maus-tratos aos cavalos e bois. Além disso, os órgãos de fiscalização orientaram a proibição de uso de esporas pontiagudas, uso de chicotes de forma agressiva ou com pontas afiadas, excesso de peso no animais e jornada exaustiva durante o percurso.
LEIA TAMBÉM:
Eduardo Costa fará show na feira agropecuária de Gurupi
A partir de terça-feira (30) começa a programação da 49ª Expo Gurupi, que segue até o dia 5 de maio com shows artísticos, palestras, rodeio e exposições de animais.
Cavaleiros na cavalgada
Divulgação/Prefeitura de Gurupi
Confira a programação de shows:
Raí Saia Rodada – 30 de abril
Maria Marçal (gospel) – 1° de maio
Eduardo Costa – 2 de maio
Rosa de Saron (gospel) – 3 de maio
João Neto e Frederico – 4 de maio
A Prefeitura de Gurupi e equipes do 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM), da 3ª Companhia da Polícia Militar Ambiental (BPMA), e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) também marcaram presença neste domingo para garantir a segurança da cavalgada.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.