Casan explica diferença entre Habite-se e Certificado de Regularização

A Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) tem realizado novas vistorias nos sistemas de distribuição de água e esgoto de residências de Florianópolis.

A ação faz parte do programa Trato pela Costa Norte, responsável pela emissão do Certificado de Regularização.

vistoria da casan

Vistorias para que Certificado de Regularização seja emitido já começaram em bairros do Norte da Ilha – Foto: Reprodução/ND

A companhia tem se empenhado em esclarecer a diferença entre o certificado e o documento Habite-se, muito confundido pela população.

O que é Habite-se

O Habite-se é emitido pela prefeitura da Capital para comprovar que a construção foi realizada dentro de normas que a tornam apta para habitação.

O que é Certificado de Regularização

Enquanto isso, o Certificado de Regularização é entregue pela Casan após a verificação das ligações dos sistemas de distribuição de água e, também, do esgoto à rede da companhia – para posterior tratamento.

Casan reforça importância dos documentos

De acordo com o engenheiro Tiago Trés, que executa os trabalhos no Norte da Ilha, os documentos são diferentes e os moradores precisam atentar para ambos.

“Os imóveis que possuem Habite-se também precisam passar pela fiscalização do Trato pela Costa Norte, que vai verificar, por exemplo, se o esgoto está devidamente direcionado para a rede de coleta, e não para a rede de drenagem”, explica.

Casan verifica se o esgoto está devidamente direcionado para a rede de coleta – Foto: Divulgação/ND

Novas vistorias

Ainda, imóveis que já foram inspecionados pelo programa Trato pelo Capivari, anterior ao Trato pela Costa Norte, e que possuem alguma pendência, poderão ser reavaliados. Atualmente os técnicos estão realizando alguns retornos nos Ingleses.

Para os imóveis que já possuem o Certificado de Regularização, a orientação é de que o morador ou síndico apresente o documento no momento da visita. A equipe responsável fará o registro fotográfico do documento e a baixa do imóvel, indicando que não são necessárias novas vistorias durante o período de validade.

Em casos de dúvidas, moradores podem entrar em contato pelo WhatsApp  (48) 98876-8210 ou presencialmente, na rua Rodolfo Hickel, n° 350, em Canasvieiras.

 

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