Cão Joca: Donos de pets e ONGs fazem ato nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas por justiça pela morte do golden retriever


Nos atos deste domingo (28), os donos de animais exibem faixas com frases como “Justiça por Joca” e “Não somos bagagem, somos o amor de alguém”. Cão do tutor João Fantazzini morreu na última segunda (22), ao ser enviado por engano para Fortaleza (CE) pela empresa aérea Gol. Donos de animais fazem protesto no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, pedindo Justiça pelo cão Joca.
William Raphael/TV Globo
Donos de cachorros e ONGs de defesa dos animais realizam na manhã deste domingo (28) dois protestos simultâneos em memória do golden retriever Joca, que morreu na última segunda-feira (22), após ser enviado por engano pela empresa áerea Gol para um destino diferente de seu tutor.
Os protestos acontecem no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos – onde a morte foi registrada – e também no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
No ato de Guarulhos, as ONGs e donos de animais levaram seus pets para protestar contra a falta de segurança nos voos no Brasil para o transporte de animais.
Numa das faixas penduradas no terminal doméstico de embarque de Guarulhos, uma faixa exibe a frase “Justiça por Joca” e “Não somos bagagem, somos o amor de alguém”.
Aeroporto de Congonhas tem protesto após morte do cão Joca
As entidades de defesa dos animais pedem que as autoridades brasileiras modifiquem as regras de transporte de bichos de estimação no país e punam severamente as empresas que violam as leis de proteção animal.
Segundo os organizadores, a família do engenheiro João Fantazzini Júnior, tutor do cãozinho Joca, é esperada no ato desta manhã em Guarulhos.
No ato em Congonhas, donos de cãezinhos também ocuparam o terminal de embarque do aeroporto, em frente ao checkin da empresa Gol, para protestar contra a morte de Joca.
Protestos contra a morte do cãozinho Joca nos aeroportos de Cumbica (Guarulhos) e de Congonhas (São Paulo) neste domingo (28).
Reprodução/TV Globo
LEIA MAIS:
VÍDEO: Cachorro morre após falha em transporte aéreo; pet foi levado para Ceará em vez de Mato Grosso
Etiquetas da caixa que levava cão Joca tinham nome de outro animal com destino a Manaus, diz família; Polícia Civil de SP investiga o caso
Reunião na Anac
Segundo o blog da jornalista Andréa Saddi, da GloboNews, uma reunião realizada entre Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Ministério de Portos e Aeroportos com representantes de companhias aéreas – entre elas a Gol – definiu na sexta-feira (25) ações para melhorar o transporte de animais em porões de aeronaves.
O encontro é uma resposta à morte do cão Joca, que morreu após falha em transporte aéreo ao ser levado para o Ceará em dez do Mato Grosso em um voo da Gol.
João Fantazzini e Joca, cão que morreu em transporte aéreo da Gol
Arquivo pessoal
Foram definidas 5 ações junto a representantes da Gol, Latam, Azul Linhas Aéreas e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear):
Realização de audiências públicas para revisar e aprimorar o transporte de animais em voos no Brasil e no exterior;
Companhias se comprometeram a apresentar propostas e sugestões em até 10 dias;
Empresas aéreas vão estudar se é viável rastrear os animais transportados nos porões das aeronaves;
O Ministério vai convidar representantes do Congresso Nacional para uma reunião para coletar sugestões para melhorar o transporte aéreo de animais;
Em seguida, caberá ao Ministério lançar uma Política Nacional de Transporte Aéreo de Animais (na sigla PNTAA) para “garantir mais segurança e bem-estar para os animais” ainda no 1º semestre deste ano.
Ao blog, o ministro Silvio Costa Filho classificou o encontro com as companhias e representantes como “uma boa reunião”.
“A partir daí a gente consegue avançar bem e é um roteiro de trabalho que construímos no Ministério”, afirmou o ministro.
Cachorro morre durante transporte de companhia aérea
Joca morreu na segunda-feira (22). O pet deveria ter sido levado do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, para Sinop (MT), mas foi colocado num avião que embarcou para Fortaleza (CE).
O animal acabou sendo mandado de volta para Guarulhos e, quando o tutor chegou para encontrá-lo, o cão estava morto.
Há vídeos que mostram o cachorro bebendo água em uma garrafa de plástico através das grades do canil quando estava no terminal aéreo de Fortaleza, segundo o divulgado pela família do tutor do animal.
Anac e Ministério de Portos e Aeroportos investigarão morte do cachorro Joca
Adicionar aos favoritos o Link permanente.