Artistas e produtores culturais protestam contra mudança de gestão do BDMG Cultural


Administração de recursos e atividades da instituição vão ficar sob responsabilidade da Fundação de Artes de Ouro Preto (Faop). Funcionários alegam mudança ‘arbitrária e sem diálogo’. Mudança de gestão do BDMG Cultural provoca protesto
Artistas, produtores culturais e outros representantes do setor protestaram, nesta quinta-feira (25), contra a mudança na gestão do BDMG Cultural. A administração dos recursos e das atividades da instituição vão ficar sob responsabilidade da Fundação de Artes de Ouro Preto (Faop).
Protesto em frente à galeria de Arte BDMG Cultural contra a mudança na gestão.
Fabiana Almeida / TV Globo
Segundo os manifestantes, a troca foi feita de maneira arbitrária, sem diálogo com a classe artística. Eles temem o encerramento dos trabalhos na galeria de arte e a suspensão de projetos.
“Isso causou um susto, uma surpresa. Estamos indignados porque não foram apresentados os motivos. Queremos saber qual foi a motivação, se foi por interesse público. O BDMG Cultural tem uma história”, protestou o gestor cultural Wellington Assis.
Produtor Cultural Wellington Assis
Frederico Dávila / TV Globo
Entre as reivindicações da categoria está a realização de uma audiência pública junto à Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para debater o assunto.
No momento, o Espaço BDMG Cultural tem 11 funcionários, sendo três deles cedidos pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais.
O que diz a Faop
Jefferson da Fonseca Coutinho, presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP)
Frederico Dávila / TV Globo
Com a mudança, os recursos financeiros serão repassados diretamente à Fundação de Artes de Ouro Preto. De acordo com a presidência da entidade, essa é uma estratégia para descentralizar os investimentos e manter os programas oferecidos pelo BDMG.
“O que nós compreendemos muito claramente é que o BDMG tem um conselho autônomo e toma a sua decisão. Há dois dias nós estamos debruçados em cima de todos os programas para entender a melhor forma e a melhor maneira de potencializar, de viabilizar esse diálogo pela manutenção e pela potencialização dos programas que já existem e quem sabe, a criação de novos”, explicou o presidente da Faop, Jefferson da Fonseca Coutinho.
Ainda segundo a Faop, não há a intenção de fechar o Espaço BDMG Cultural ou reduzir investimentos.
Espaço BDMG Cultural em Belo Horizonte
TV Globo
O g1 entrou em contato com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais sobre a reivindicação de audiência pública para discutir a mudança de gestão e aguarda retorno.
Até o momento, o BDMG não se manifestou sobre o assunto.
BDMG Cultural
O BDMG Cultural é uma uma organização sem fins lucrativos do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais. Ela foi criada em 1988, com o objetivo de fomentar a cultura e a arte no estado.
Com sede em Belo Horizonte, a instituição é responsável por estruturar e financiar programas nas áreas de música e artes visuais, através de parcerias com produtores culturais e artistas.
Vídeos mais vistos no g1 Minas:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.