Agenda Cultural Sexta-feira: KL Jay e Craze nos 20 anos do De Raíz é só o começo!

Antes de começarmos as nossas jornadas exploratórias pelo “vasto microcosmo” do entretenimento do final de semana, aqui vai uma explicação: essa edição da agenda cultural está desmembrada.

Ou seja, ela será dividida por dia: parte 1 (sexta-feira, 19/04), parte 2 (sábado, 20/04) e parte 3 (domingo, 21/04). Trata-se de uma experiência pensada em melhorar a navegabilidade para vocês e o compartilhamento das informações.

Nesse sentido, é providencial o feedback de vocês sobre o modelo. Se for funcional, claro que ele continuará. Caso não, voltaremos à programação normal.

Seja como for, o mais importante nós temos, que são os shows, peças teatrais, exposições “pipocando” em cada canto de Floripa.

Aproveitem!

AGENDA CULTURAL SEXTA-FEIRA (19/04)

KL Jay, dos Racionais MC’s, estará na frente junto com o DJ Craze (EUA) no especial de 20 anos do Bar De Raíz, na Lagoa da Conceição. – Foto: Divulgação

Craze e KL Jay na festa para o De Raíz

É o seguinte, pessoas! Nosso querido bar De Raíz, na Lagoa da Conceição, chega aos 20 anos. Sim! Duas décadas fazendo vocês felizes e agregando a malta artística da cultura urbana da cidade, do Hip Hop, samba, forró e tal e coisa. Haverá festa e será nesta sexta com um “colab” histórico: direto de Miami (EUA), o DJ e produtor musical Craze chega para formar uma frente incrível com o mestre KL Jay, DJ e fundador dos Racionais MC’s.

KL Jay tem uma longa ficha de grandes serviços prestados às pistas e especialmente ao hip hop brasileiro. É um dos pilares dos Racionais e uma biblioteca de sonoridades e conhecimento musical.

Já Craze também é um dos grandes da cena de Miami. Nascido na Nicarágua ele se forjou DJ e produtor nos Estados Unidos, com expertise nos gêneros Miami bass, trap, hip hop, drum and bass e dubstep. É também um dos grandes pregadores da cultura “turnitablism”, que consiste no DJ que cria suas músicas a partir da manipulação de sons e trechos e não só apenas reproduz os discos.

O bacana é que o Bar de Raiz e os projetos Hip Hop De Raíz e MVUKA se uniram para dar esse presentaço a vocês, a partir das 22h, na Avenida das Rendeiras.

Furacão chegando

Para quem está à procura dos batidões do funk, no Blues Velvet tem nova edição da festa FURACÃO, a partir das 22h. Só o suco de clássicos e novidades do funk brasileiro.

Nimbouu no Ateliê 389

O músico Nimbouu se une a uma gama de artistas convidados para um cair de noite sensorial no Ateliê 389, na Rua Victor Meirelles, no Centro Leste. Será uma experiência que remeterá ao ska, jazz e drum and bass e loopings para levitar.

Wagner Moura rouba a cena em filme “Guerra Civil”, que estreia nesta quinta (18) nos cinemas brasileiros – Foto: Reprodução/ Youtube

Vai um cinema?

O astro brasileiro Wagner Moura é um jornalista em meio a cobertura de uma guerra civil nos Estados Unidos. Ele terá a companhia de Kirsten Dunst nessa roubada histórica. Sim, porque a dupla precisa atravessar o país registrando os acontecimentos e fugindo de ataques e perseguições dos dois lados desta treta.

A direção é do novo queridinho das produções de “ação-cabeça”, Alex Garland – o mesmo que dirigiu o excelente “Ex Machina”. “Guerra Civil” acabou de chegar nesta semana nas salas de cinema da cidade.

Clássico japonês no Cine Paredão

Já quem procura filmes mais profundos, fora do comercial, e sem pagar nada também a dica das sextas-feiras é o Cine Paredão, na UFSC. Para esta noite, a produção em destaque é o suspense “A Mulher da Areia”, outro longa-metragem japonês, só que este é de 1964 e foi dirigido por Hiroshi Teshigahara. A partir das 19h, no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC e com entrada gratuita.

Costura entre línguas

As complexidades e as nuances das relações entre línguas serão alguns dos pontos de discussão de uma roda de conversa sobre escuta, memória e escrita que acontecerá nesta sexta, às 19h, na Latinas Livraria, em Santo Antônio de Lisboa. A entrada é gratuita e tanto participantes quanto escritoras e pesquisadoras convidadas do Brasil e Argentina vão tratar do tema “Costuras entre línguas”.

Promovido pela editora Relicário em colaboração com a Latinas Livraria, o evento vai explorar três obras literárias escritas por mulheres que abordam essa relação de diferentes maneiras e a partir de diferentes lugares.

Show “Balaio de Gato” no Sesc

Outra pedida no “0800” é o show “Balaio de Gato, Vol. 3” que o músico Mazin Silva apresentará nesta sexta, às 20h, no Teatro Sesc Prainha. É música instrumental de excelência.

Ele chega após circular por várias outras cidades catarinenses, com apresentações gratuitas. Nesta agora não será diferente, mas fiquem atentos para a distribuição dos ingressos que começará uma hora antes da apresentação e não deixe de levar um kit de higiene pessoal para doação.

Sexta “Seresteira” no Santa Mônica

Depois do sucesso da estreia, o Espaço Cultural Wagner Segura, no Santa Mônica, repete a dose com a segunda edição da “Seresta Brasileira”, nesta sexta-feira, às 20h. E já tome nota para não se perder: é todas as terceiras sextas-feiras de cada mês. Para logo mais, o próprio Wagner Segura (bandolim e viola) recebe Iara Ferreira (voz), Chauda (voz) e Ney Souza (violão) para este momento inspirador.

Vai ter forró!

O projeto Forró da Lagoa está de volta ao Pantai para mais uma sexta-feira de arrasta-pé a partir das 21h. O rito é aquele: tem uma aula prática para aquecer e em seguida aquela festança na pista sob a batuta do Quarteto Pé de Cabra e DJ Markes.

Mastiga Brisa no Araçá

A banda Mastiga Brisa estará nesta sexta no Araçá Botequim, na Lagoa da Conceição, para animar a noite. Outra boa pedida para quem curte som instrumental e muita fusão de ritmos. A casa abre às 18h.

Projeto Marley Concert leva o tributo a Bob Marley para o Franz Cabaret, nesta sexta-feira – Foto: Instagram Marley Concert/Reprodução

Catch a fire Cabaret!

Pega fogo, Franz Cabaret!!! Calma! Eu me refiro ao clássico de Bob Marley, a música “Catch a fire”, e que obviamente não faltará no repertório da banda Marley Concert no show de logo mais, às 22h30min, no Franz Cabatet.

Memorial do Ofício

Aproveite o final de semana e vá conferir os últimos dias da exposição “Memorial do Ofício”, que encerra no dia 25 de abril no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS-SC). De terça-feira a domingo, das 10h às 21h e com entrada gratuita. Está muito interessante.

Exposição em São José

Depois de passar por Joinville, a artista e ceramista Diomedes Niebuhr chega com a sua exposição intitulada “Cicatrizes – Pequenas Colunas de Mulheres Que Não Mais Se Permitem a Ferida”, nesta sexta-feira, em São José. Ela apresentará seus trabalhos na Casa da Cultural Municipal Nesia Melo da Silveira até o dia 20 de maio e a visitação é gratuita.  A abertura nesta sexta está marcada para às 19h.

Camerata e a canção latino-americana

A Camerata Florianópolis apresenta nesta sexta-feira no Teatro Ademir Rosa, no CIC, mais um concerto especial da temporada de 30 anos da companhia: “Sons da América Latina”.

Programado para as 20h30min, o espetáculo apresenta músicas marcantes e inesquecíveis deste rico pedação do continente americano. Do tango ao bolero, do choro à salsa, a orquestra explorará a riqueza musical de países como Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Peru, Colômbia, Cuba, México – e, claro, Brasil.

Música e queijo

Entre os dias 19 e 21 de abril, o MULTI Open Shopping, no Rio Tavares, recebe a 5ª Edição da Feira do Queijo. Quem passar pelo hall de entrada do open shopping, vão poder conhecer 17 marcas brasileiras, muitas delas de Santa Catarina.

E nesta sexta, dia 19, a partir das 19h tem apresentação musical com Felipe Freitas, o músico apresenta sucessos do Surf Music e Pop Rock. Já no sábado, 20, é a vez do Duzzon Acústico, com clássicos do Rock. Na sexta e no sábado, a partir das 18h30, tem recreação infantil gratuita.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.