Viracopos inicia distribuição do cordão de girassol aos passageiros; veja como funciona


Identificação destinada a passageiros com doenças ocultas começará a ser entregue à tarde; concessionária comprou 500 cordões. Entenda o que é o símbolo e por que ele é importante. Viracopos inicia distribuição do cordão de girassol aos passageiros
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), inicia a distribuição do cordão de girassol aos passageiros com deficiências ocultas ou não aparentes na tarde desta quinta-feira (23). A informação foi confirmada ao g1 pela Aeroportos Brasil, que administra o terminal.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Campinas
Os funcionários finalizaram o treinamento nos últimos dias. Viracopos é o segundo terminal do Brasil a contar com o recurso. Antes dele, o Aeroporto Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro, já havia aderido.
Confira abaixo como vai funcionar a distribuição do cordão de girassol em Viracopos, uma explicação do que se trata o recurso e por que ele é importante.
Nesta reportagem você vai ver:
O que é o cordão de girassol?
O que são doenças ocultas?
Quantos cordões Viracopos comprou?
Quais serão os pontos de distribuição?
Como funciona?
Por que usar?
Cordão de girassol virou oficialmente símbolo de pessoas com deficiência oculta
Agência Senado/Divulgação
O que é o cordão de girassol? 🌻
O objeto é uma ferramenta internacional para reconhecimento de pessoas com doenças ou transtornos ocultos. O cordão foi criado há aproximadamente seis anos, em Londres, na Inglaterra. Não há erro para reconhecê-lo: ele é uma faixa estreita de tecido verde com desenhos de girassóis.
O objetivo é ajudar o dia a dia dessas pessoas a fim de garantir o suporte e respeito aos direitos de que necessitam, como atendimento prioritário ou em situações de emergência.
O uso do cordão é opcional, e o exercício aos direitos da pessoa com deficiência não depende da utilização do acessório. Da mesma forma, o símbolo não substitui a apresentação de documento comprobatório de deficiência quando requisitado por atendentes ou autoridades competentes.
Em julho, o governo federal oficializou o uso da fita com desenhos de girassóis como símbolo de identificação das pessoas com deficiências ocultas ou não aparentes.
O que são doenças ocultas? ❓
As doenças ocultas são aquelas que podem não ser percebidas de imediato, como é o caso da surdez, autismo, depressão, Alzheimer e Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), além das deficiências cognitivas.
Em outras palavras, elas não possuem sinais físicos óbvios, embora possam afetar significativamente o cotidiano das pessoas.
Quantos cordões de girassol Viracopos comprou? 💰
O aeroporto adquiriu 500 cordões, mas haverá reposição de acordo com a demanda ao longo do tempo, segundo a concessionária.
Passageiros no terminal de passageiros em Viracopos
Giulia Rodrigues/Viracopos
Quais serão os pontos de distribuição? 🔎
O principal ponto de distribuição será o balcão de informações, que fica no saguão do check-in. Além disso, o cordão será distribuído por funcionários que circulam pelo saguão e estarão com um colete escrito “Posso Ajudar?”.
Como funciona? 🖊️
A Aeroportos Brasil destacou que o cordão de girassol é uma ferramenta simples para um passageiro compartilhar voluntariamente que tem uma deficiência ou condição que pode não ser imediatamente aparente, e que com isso ele precisa de ajuda, compreensão ou mais tempo em determinados locais.
O cordão, entretanto, não significa prioridades em filas no aeroporto, por exemplo, informou a concessionária. As regras exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs) seguem inalteradas.
O uso do acessório implicará em um tratamento mais acolhedor e uma “jornada mais inclusiva” aos passageiros em determinadas situações.
Por que usar? 🤔
A adoção do símbolo tem se mostrado muito útil, ajudando aquelas pessoas com deficiências ocultas a enfrentarem menos constrangimentos ao usufruir de direitos. Em resumo, proporciona maior compreensão e respeito.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.