Vinícola coloca São Roque no mapa dos celebrados vinhos de baixa intervenção


Bella Quinta resgata e investe em métodos ancestrais de vinificação. Conheça a Bella Quinta
Roteiro do Vinho/Divulgação
Há quase 20 anos, o casal Gustavo Borges e Bruna Reviglio mergulhava de cabeça no sonho de ter a própria vinícola. Eles fazem parte da quarta geração de famílias que produzem vinhos há mais de cem anos em São Roque. Juntos, os dois mantêm viva não apenas a tradição de seus antepassados, mas também recuperam métodos que remontam às origens da transformação da uva em vinho e que a cada ano ganham mais apreciadores pelo mundo.
O cenário vinícola na região de São Roque ainda era majoritariamente representado por vinhos de mesa quando o primeiro rótulo da Bella Quinta foi lançado em 2008, um Cabernet Sauvignon que estagiou oito meses em barrica e mais 12 em garrafa.
Reafirmando um caráter inovador, a Bella Quinta acompanhou desde os primeiros passos o movimento do setor, que redescobre e se surpreende com a vivacidade e tipicidade de vinhos anforados, laranjas e que escolhe priorizar a baixa intervenção humana durante os processos de elaboração.
Entre mais de 20 rótulos, saem dos tanques e barricas da vinícola, varietais e cortes Reserva e Gran Reserva sem adição de SO2 – composto químico comumente usado como conservante-, espumantes que não passam pelo processo de dégorgement – e seguem evoluindo em garrafa na presença das leveduras – e até vinhos que levam em conta princípios da agricultura biodinâmica. Cada uma dessas escolhas, segundo Gustavo, mostram a exclusividade do produto.
“E uma forma de reafirmar uma relação de respeito e admiração por aquilo que a uva e o terroir podem manifestar e expressar de mais autêntico”, diz.
Bruna Reviglio e Gustavo Borges
Roteiro do Vinho/Divulgação
Falando em autenticidade, a linha Reserva Musical já lançou os volumes 1, 2 e 3 de pequenos lotes que descansam nas charmosas caves ao som das músicas de artistas como Eric Silver, Guarabira e Almir Sater. A técnica que também já foi implementada em vinhedos de regiões francesas como Bordeaux, busca incentivar o desenvolvimento de vinhedos e a evolução de vinhos pelo estímulo sutil e poético das ondas sonoras.
Reconhecimento
Em 2022, a Bella Quinta esteve entre os 10 Melhores Tintos do Ano no consagrado guia Descorchados. O Anfora 2021, elaborado com as variedades Cabernet Franc e Merlot, foi avaliado com 91 pontos entre as mais de 4 mil amostras de vinhos provenientes da Argentina, Chile, Brasil e Uruguai.
A vinícola também aparece na carta de vinhos de grandes nomes da gastronomia de São Paulo, sendo 4 deles restaurantes condecorados com estrelas Michelin. O licoroso de Niagara, um clássico da vinicultura são-roquense que Gustavo e Bruna recuperam numa versão barricada, ganha destaque em degustações às cegas e feiras nacionais e internacionais.
Enoturismo
Além da degustação na loja e da degustação orientada, a Bella Quinta em breve ganhará mais uma atração.
Até o início de 2024 estará disponível para os visitantes a opção de degustação guiada que, além de oferecer uma viagem sensorial pelos rótulos da casa, abrirá as portas da vinícola para que os visitantes conheçam os processos de vinificação e possam ver de perto as ânforas, tanques e barricas em uma viagem sensorial cheia de história e sabor no Roteiro do Vinho.
O casal faz parte da quarta geração de famílias que produzem vinhos há mais de cem anos em São Roque
Roteiro do Vinho/Divulgação
Roteiro do Vinho
Estância turística desde 1990, a cidade de São Roque tem uma história centenária de vinicultura e uma riquíssima gastronomia. Passear pelo Roteiro do Vinho é uma oportunidade de vivenciar as tradições da cidade de perto, por meio das adegas, vinícolas, restaurantes, hotéis, pousadas e centros de lazer e entretenimento, em meio à natureza abundante da mata atlântica preservada.
Formado pela Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima, o Roteiro do Vinho está a apenas 60 km de São Paulo, e é acessível por duas rodovias: a Raposo Tavares e a Castelo Branco.
Faça uma visita
A Vinícola Bella Quinta está localizada na altura do Km 9 da Estrada do Vinho, nº 9611, e abre todos os dias das 9h às 17h30. Para saber mais informações, acesse www.roteirodovinho.com.br.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.