VÍDEOS: Besouro mais luminoso do mundo é visto passeando em Joinville

videos:-besouro-mais-luminoso-do-mundo-e-visto-passeando-em-joinville

Um besouro do gênero Pyrophorus (Família Elateridae), um dos insetos mais luminosos do mundo, foi visto passeando em uma residência no bairro Atiradores, em Joinville. O besouro chama atenção por emitir luz contínua e muito intensa.

Ao que tudo indica, trata-se da espécie besouro de fogo, que costuma aparecer no verão tropical. “Porém, só uma análise em laboratório poderia confirmar isso. Mas, sim, trata-se de um besouro do gênero Pyrophorus e um dos insetos mais luminosos do mundo”, explica Luiz Carlos de Pinho, professor do Departamento de Ecologia e Zoologia da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Besouro do gênero Pyrophorus é um dos insetos mais luminosos do mundo – Foto: Adson Boaventura/ND

Ao contrário dos vagalumes, que possuem uma única luz no seu abdômen, as espécies de Pyrophorus também possuem duas lanternas laterais na região torácica, relativamente próximas aos olhos e emitem luz contínua. É por isso que, à primeira vista, parece que os olhos do besouro emitem luz.

Veja vídeos do besouro luminoso


Besouro do gênero Pyrophorus foi visto em uma residência no bairro Atiradores, em Joinville – Vídeo: Adson Boaventura/ND

O besouro é o mais luminoso do mundo. No escuro, é possível ver a potência da sua bioluminosidade – Vídeo: Adson Boaventura/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.