Vídeo mostra paciente sendo abanado no Hospital de Urgência de Teresina; familiares denunciam calor excessivo


O HUT informou que o uso de ventiladores em ambientes hospitalares é proibido por questões de segurança, mas que reparos na ventilação são feitos conforme a demanda e uma nova central de ar condicionado já foi licitada. Vídeo mostra paciente sendo abanado no HUT; familiares relatam calor excessivo e falta de ventilação
Arquivo pessoal
Familiares de pacientes internados no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) denunciam a situação de desconforto para pacientes e acompanhantes devido ao calor excessivo, falta de ventilação e limitações nos cômodos climatizados com ar condicionado.
Familiar de um paciente, James Rodrigues relatou que seu cunhado deu entrada na noite de terça-feira (21) com problemas renais e precisou ser abanado pela acompanhante.
“Lá está um caos principalmente em relação ao calor. Não tem ventilação, a maioria dos cômodos não tem ar condicionado e muita gente está passando mal por conta do calor”, disse.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
José Marcelo/ G1 PI
Procurado, o HUT informou que o uso de ventiladores em ambientes hospitalares é proibido pela segurança dos pacientes, uma vez que podem ser propagadores de vírus, fungos e bactérias, mas que todos os ambientes possuem ar condicionado, que nem sempre dão conta de resfriar os ambientes.
“Com o tempo mais quente algumas máquinas apresentaram problemas e são feitos os reparos conforme a demanda de uma forma mais rápida. Em casos pontuais que exigem demanda de peças e requerem mais tempo, esses pacientes são remanejados para outra ala até que o problema seja resolvido. Vale ressaltar que uma nova e mais moderna central de ar já foi licitada e adquirida pela FMS para reforçar o HUT. Essa nova central está atualmente em trânsito para Teresina, tendo como estado de origem o Paraná”, informou o hospital.
Melhorias anunciadas
Nesta terça-feira (21), a Prefeitura de Teresina anunciou melhorias de ambientes e infraestrutura. As primeiras adequações finalizadas contemplaram a reforma da sala de dietas e terapias nutricionais; necrotério com a instalação de prateleiras no laboratório de análise patológica; paredes e teto; renovação de pinturas, banheiros e vestiários; além do reparo de tubulações de água e revestimentos do teto dos serviços de esterilização, lavanderia, unidades críticas e sala vermelha.
UBSs lotadas, interdição de hospital, denúncia na FMS: linha do tempo mostra colapso na saúde de pública de Teresina
Será a renovado também o sistema de refrigeração. Em outubro, o HUT recebeu 22 novos e modernos ventiladores portáteis para a terapia respiratória que foram adquiridos pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS).
Em agosto, as famílias de pacientes internados no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) denunciam que estão comprando remédios devido à falta de insumos na unidade de saúde. Diante da situação, a direção suspendeu as cirurgias de urgência. Funcionários também reclamaram da dificuldade em atender os pacientes pela falta de insumos.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
📲 Participe da comunidade do g1 Piauí no Whatsapp e no Telegram
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.