Vereador de Joinville é alvo de operação contra esquema de fraude em sistema do Detran

vereador-de-joinville-e-alvo-de-operacao-contra-esquema-de-fraude-em-sistema-do-detran

Um vereador de Joinville, no Norte de Santa Catarina, é um dos alvos de uma operação contra esquema de fraude no sistema do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), deflagrada na manhã desta quinta-feira (30). Chamada de Profusão, a operação investiga esquema para inserção de dados falsos em sistema de informações para beneficiar motoristas penalizados com a suspensão do direito de dirigir.

Vereador é um dos alvos da operação

Operação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira – Foto: Polícia Civil/Reprodução/ND

De acordo com a Polícia Civil, os agentes cumprem 14 mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão e duas ordens de suspensão do exercício de atividade econômica nas cidades de Joinville e Araquari.

Segundo as investigações, os suspeitos montaram um esquema que permitiu a inserção de um grande número de informações falsas nos sistemas do Detran, permitindo que mais de 100 motoristas fossem liberados indevidamente com a liberação de penalidades aplicadas contra eles.

Além do vereador de Joinville, os alvos da operação são agentes públicos terceirizados do Detran, um despachante seus funcionários, e um funcionário de um escritório de advocacia especializado em multas de trânsito.

Mandados foram cumpridos na Câmara de Vereadores

Os policiais cumpriram mandados nas residências dos investigados e nos locais de trabalho deles, como a 2ª Ciretran Joinville e a Câmara de Vereadores do município. Foram apreendidos aparelhos eletrônicos, telefones celulares e documentos relacionados aos fatos da investigação.

Mandados foram cumpridos em residências e locais de trabalho dos suspeitos – Foto: Polícia Civil/Reprodução/ND

Durante a ação, foi encontrada uma arma de fogo e munições, o que levou a um dos investigados ser conduzido para análise de prisão em flagrante.

A operação contou com policiais civis da Diretoria da DEIC, da CECOR – Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção, do Lab-LD/DEIC, da DECOR/DEIC, da 1ª DECOR, da 2ª DECOR, da 4ª DECOR, da DIC de Joinville, da DIC e da DPCo de São Bento do Sul, além das Delegacias Regionais de Polícia de Joinville – 2ª DRP e de Jaraguá do Sul – 15ª DRP, em um total de 43 agentes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.