Veja o que é #FATO ou #FAKE sobre a tragédia no Rio Grande do Sul


Mensagens falsas e verdadeiras circulam nas redes sociais após temporal que afetou o estado. O temporal que afeta o Rio Grande do Sul é acompanhado da disseminação de mensagens falsas nas redes sociais, ao tempo em que o cenário é tão incomum que até mesmo informações verdadeiras despertam desconfiança. O #FATO ou #FAKE acompanha e checa algumas delas. Acompanhe:
Impostos sobre doações
Circula nas redes sociais um vídeo segundo o qual a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul está impedindo a entrada de caminhões com doações para os desabrigados pelos temporais que atingiram o estado por falta de nota fiscal. É #FAKE.

g1
O secretário-chefe da Casa Civil do governo do Rio Grande do Sul, Artur Lemos, afirma que é fake a informação de que estão sendo retidas as doações em postos para a cobrança de impostos. “Não, não estão”, afirma. “As doações estão passando isentas e não há nenhuma cobrança de impostos”, complementa. Veja o que ele diz:
Initial plugin text
É #FAKE que secretaria da Fazenda esteja exigindo nota fiscal de doações para o Rio Grande do Sul
Reprodução
Crítica de Beyoncé a Madonna
Um vídeo que circula no TikTok e no X mostra a cantora Beyoncé supostamente recriminando a cantora Madonna e o Brasil por causa do show dela no Rio de Janeiro ao tempo em que os efeitos do temporal castigavam o Rio Grande do Sul. Uma legenda diz: “Beyonce manda recado para Madonna e para o Brasil. É #FAKE.

Uma pesquisa pela origem da imagem mostra que o vídeo, na verdade, é 30 de maio de 2020, bem anterior à tragédia no Rio Grande do Sul. Na ocasião, Beyoncé homenageava George Floyd, morto por policiais nos Estados Unidos. Na edição falso, o áudio original com a voz da cantora é trocado por uma “tradução” que na verdade inventa as alegações atribuídas a ela. Ferramentas de detecção apontam que o áudio foi gerado por inteligência artificial.
É #FAKE que vídeo mostre Beyonce criticando Madonna e Brasil por show em meio a temporal no RS
Reprodução
Maior cheia desde 1941
A cheia provocada pelo temporal que atingiu o Rio Grande do Sul passou a ser classificada como a maior do Rio Guaíba desde 1941. É #FATO.
selo fato
g1
Na manhã de sábado (4), o nível da água do Guaíba superou os 5 metros no cais do porto. O nível é maior do que o da cheia histórica de 1941, quando o Guaíba chegou à marca de 4,76 metros. Fernando Dornelles, professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS, afirmou que, curiosamente, ambas as cheias (a de agora, e a de 1941) ocorreram em maio. O especialista diz que o mês é atípico, visto que o acúmulo de águas no Guaíba ocorre, normalmente, na transição entre o inverno e a primavera.
É #FATO que Gaíba atingiu maior cheia da história de Porto Alegre
Reprodução
Aeroporto fechado por vários dias
Publicações em redes sociais afirmam que o Aeroporto de Porto Alegre ficará fechado por vários dias após o temporal. É #FATO.

Na noite de sexta (3), o Aeroporto Internacional Salgado Filho foi fechado por causa do impacto da enchente na cidade. A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) informou, na manhã desta segunda-feira (6), que o aeroporto está fechado por tempo indeterminado, com todas as operações suspensas. A Fraport, administradora do aeroporto, divulgou um “Notice to Airman” (Notam) em que coloca o dia 30 de maio como data final da suspensão das operações.
É #FATO que aeroporto de Porto Alegre ficará fechado dias após o temporal
Reprodução
Fato ou Fake Explica:
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.