Universidade de Columbia cancela cerimônia de formatura por protestos contra guerra em Gaza


Faixa colocada em acampamento na Universidade de Columbia, em Nova York, manifesta solidariedade aos palestinos de Gaza
Stefan Jeremiah/AP
A Universidade de Columbia, em Nova York, epicentro dos protestos contra a guerra em Gaza, anunciou, nesta segunda-feira (6), que cancelou a principal cerimônia de formatura, que aconteceria na próxima semana.
A instituição afirmou que “renunciará” à cerimônia universitária prevista para 15 de maio e, em vez disso, organizará uma série de eventos com presença reduzida.
“Estamos decididos a oferecer a nossos alunos a celebração que eles merecem e desejam”, anunciou a universidade, sustentando que “eventos escolares menores são melhores para eles e suas famílias”.
“Vamos concentrar nossos recursos nessas cerimônias escolares e mantê-las seguras, respeitosas e em bom funcionamento”, afirmou o comunicado, acrescentando que a universidade já está “fazendo um grande esforço para alcançar este objetivo”.
As manifestações em protesto à guerra de Israel contra o Hamas em Gaza abalaram os campi universitários nos Estados Unidos durante semanas, provocando medidas contundentes, prisões em massa e uma medida da Casa Branca para restabelecer a ordem.
Na semana passada, a polícia entrou no campus na Universidade de Columbia para expulsar um grupo de estudantes que tinham ocupado um edifício e desmantelar o acampamento montado nos jardins da unidade educacional.
Os manifestantes exigiam que a instituição cortasse todos os laços econômicos com Israel e empresas que se beneficiam da guerra, bem como a garantia de transparência financeira.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.