Univel mantém tradição e conquista excelentes notas na avaliação do Enade


Os cursos de Ciências Contábeis, Direito, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos e Publicidade e Propaganda foram os principais destaques. Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) divulgados recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) atestam o compromisso da Univel com a formação dos melhores profissionais.
Considerado uma das avaliações mais importantes para acompanhar o rendimento dos alunos em relação aos conteúdos programáticos e ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para o exercício da profissão, o Enade avalia também o nível de atualização dos estudantes sobre os acontecimentos do Brasil e do mundo. Por isso, o exame é uma importante referência para a escolha de um curso de graduação.
Na edição mais recente do Enade, aplicado em novembro de 2022, foram avaliados os cursos de 26 áreas referentes ao Ano III do ciclo avaliativo, incluindo os bacharelados de Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia e Turismo.
Além desses, o exame também avaliou os seguintes cursos superiores de tecnologia: Comércio Exterior, Design de Interiores, Design Gráfico, Design de Moda, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.
Cursos em destaque
Cinco cursos da Univel obtiveram as melhores pontuações no Enade, começando pela graduação em Publicidade e Propaganda, que além de manter a nota 5 referente a cursos de excelência também agrega conceito máximo em outras avaliações do MEC, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC), o Conceito de Curso (CC) e o IDD (Índice de Desempenho de Cursos).
O corpo docente formado por mestres e doutores com extensa vivência na área e a infraestrutura moderna, que contempla a Agência Experimental Integrada de Comunicação (Creare), estão entre os fatores que mais contribuíram para os excelentes resultados alcançados.
Outro curso que manteve a nota máxima no Enade foi o Tecnólogo em Gastronomia, se consolidando como o melhor curso do Paraná, o terceiro melhor da região Sul e o quarto melhor do Brasil.
Além do desenvolvimento de habilidades técnicas através de uma infraestrutura moderna com cozinhas equipadas e parcerias de estágio em hotéis e restaurantes ao redor do país, o curso de Gastronomia da Univel favorece as habilidades socioemocionais dos alunos por meio de projetos de extensão e eventos que estimulam a responsabilidade social, como o “Gastronomia Solidária” e o “Jornada da Gastronomia”.
Pelo quarto ano consecutivo, a graduação em Direito manteve a nota 4 no Enade, usada para classificar os cursos com ensino acima da média. Com quase 30 anos de tradição, o curso possui altas taxas de aprovação no Exame da Ordem e dispõe de diversos espaços e parcerias que incentivam a vivência prática da carreira jurídica.
Outro curso que manteve a nota 4, nesse caso pela terceira avaliação consecutiva, foi a graduação em Ciências Contábeis. Igualmente tradicional, com quase 25 anos de história, o curso é o que mais aprova no Exame de Suficiência do Conselho Regional de Contabilidade em Cascavel.
Entre os cursos à distância da Univel, destaque para o Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, que além de ter obtido nota 4 no Enade também detém conceito máximo pelo MEC, e isso devido à metodologia EaD que coloca o aluno como sujeito ativo no processo de ensino, através de princípios de aprendizagem colaborativa.
Como ressalta o pró-reitor da Univel, professor Paulo Figueira, os cursos mais bem avaliados sempre foram referência em Cascavel e região, e os resultados alcançados são frutos da dedicação com que a Univel trata o ensino, de verdade e com qualidade, através do comprometimento de professores e alunos e da qualidade da metodologia de ensino.
Na visão de Paulo, os resultados do Enade comprovam que a Univel vem acompanhando as melhores instituições do oeste paranaense e do Brasil, o que demonstra que o conhecimento geral e específico exigido na avaliação tem sido absorvido pelos estudantes da instituição nas mais diversas áreas.
Inscreva-se no vestibular online 2024 e venha estudar em um centro universitário que é referência em qualidade de ensino.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.