Trégua na guerra: Reféns são libertados pelo Hamas após acordo com Israel

tregua-na-guerra:-refens-sao-libertados-pelo-hamas-apos-acordo-com-israel

Finalmente aconteceu a tão aguardada trégua na guerra que desde o dia 7 de outubro assola a Faixa de Gaza! Após acordo firmado entre o governo israelense e o grupo terrorista, os primeiros reféns sequestrados pelo Hamas foram libertados e chegaram ao Egito.

Reféns liberados pelo Hamas são socorridos pela Cruz Vermelha

Reféns liberados pelo Hamas são socorridos pela Cruz Vermelha – Foto: Portal R7

No total, 13 mulheres, algumas idosas, e crianças foram levadas pela Cruz Vermelha até o posto fronteiriço de Rafah, na fronteira com o Egito. Elas foram recebidas por militares israelenses.

Como parte do acordo paralelo do governo da Tailândia com o Hamas, também foram soltos 12 cidadãos tailandeses. A Cruz Vermelha, no entanto,  fala em 24 reféns soltos, o que indicaria que foram 11  tailandeses libertados.

Reféns libertados farão vários exames

De acordo com a Kan 11 (Emissora local de Israel), os reféns soltos se encontraram com agentes da Shin Bet, a agência de segurança interna de Israel.

Todos passaram por exames oftalmológicos, já que ficaram muito tempo em locais fechados, como os túneis subterrâneos (esconderijo dos terroristas). Depois, o grupo seguiu para a base aérea de Hatzerim, no sul de Israel.

Eles também passarão por avaliação física e psicológica. Na base aérea, os resgatados poderão falar com familiares por telefone. Posteriormente serão encaminhados para hospitais, por meio de helicópteros ou de ônibus.

Sobre o acordo de libertação

O acordo firmado entre Israel e Hamas envolve inicialmente a soltura de 50 indivíduos. Eles foram capturados em Israel durante os ataques terroristas de 7 de outubro. Em troca serão liberados pelo menos 150 palestinos presos.

Na rede social X (antigo Twitter), as FDI (Forças de Defesa de Israel) compartilharam imagens dos reféns entrando em Israel.

Imagem divulgada por mídia israelense divulga rostos de pessoas resgatadas

Imagem divulgada por mídia israelense divulga os rostos de pessoas resgatadas – Foto: Kan 11

O governo de Israel chegou a divulgar uma lista prévia com 300 nomes. Uma trégua de quatro dias sem ataques à Faixa de Gaza, que estava prevista no acordo, entrou em vigor hoje, às 7h (às 2h em Brasília).

Os reféns israelenses liberados foram identificados como:

Hanna Katzir, 77.

Margalit Moisés, 77.

Yafa Ader, 85.

Hannah Perry, 79.

Adina Moshe, 72.

Danielle Aloni, 44;

Emília Aloni, 9;

Ruthi Monder, 78;

Keren Monder, 54;

Ohad Monder, 9;

Aviv Asher, 2;

Raz Asher, 5;

Doron Katz-Asher, 34.

*Com informações do portal R7

Adicionar aos favoritos o Link permanente.