Teresina registra morte de criança por dengue; 1ª vítima na capital em 2024


Em todo o estado, conforme painel epidemiológico, foram nove mortes e há dois casos em investigação. O número no estado já superou o dobro do total de óbitos pela doença em 2023. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina confirmou a primeira morte por dengue na capital em 2024. A vítima foi uma criança residente na capital, internada ontem (7) em um hospital privado, às 17 horas, e que faleceu às 20 horas. O resultado do exame confirmou a doença nesta quarta (8).
Em comunicado, a FMS informou que a Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da FMS está realizando todos os protocolos que devem ser seguidos, como vistorias nos locais que a criança frequentava.
“A amostra do exame foi encaminhada ao Laboratório Central (Lacen), após as suspeitas do diagnóstico de dengue e todos os passos da investigação foram seguidos”, diz Walfrido Salmito, diretor da DVS.
“A FMS lamenta o ocorrido, presta solidariedade aos familiares e amigos da criança e reforça a importância das medidas preventivas como manter os locais limpos e sem água parada. Também solicita que os responsáveis pelas crianças que estão na faixa etária da vacinação façam o agendamento e leve para a vacinação”, informou a Fundação.
Nove casos confirmados no estado
Piauí confirma 8 mortes por dengue em 2024
José Eymard/TV Vanguarda
O estado do Piauí já registrou 9 mortes por dengue em 2024. O número já supera o dobro do total de óbitos pela doença em 2023, quando o estado teve quatro mortes. Para conter casos na região de maior incidência, doses de vacina foram remanejadas.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Diante do cenário de casos, concentrados na região Sul do estado, o Piauí iniciou um remanejamento de vacinas contra a dengue para o Território Chapada das Mangabeiras. Isso porque a região tem concentrado casos e mortes pela doença. O Piauí recebeu na sexta (26) as doses do imunizante.
Piauí recebe primeiras doses da vacina contra a dengue, Qdenga
Divulgação/Sesapi
Até a 17ª semana epidemiológica, o Piauí registrou 4.650 casos confirmados de dengue, um aumento de 90,7% em relação ao mesmo período de 2023. Entre os municípios com maior incidência de casos por 100 mil habitantes estão Bom Jesus, Antônio Almeida e Currais.
O Território Chapada das Mangabeiras receberá 6.561 doses, o que equivale a 30% das 21 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde.
A CIB é uma instância de negociação e deliberação quanto aos aspectos operacionais do SUS no âmbito do Estado, sendo constituída paritariamente por representantes dos gestores municipais e do secretário de saúde do estado.
Primeiras mortes em 2024
Em 2024, foram confirmadas nove mortes de vítimas da dengue no Piauí, todas elas em cidades do Sul do Piauí: quatro deles em Bom Jesus, no extremo Sul, e outras duas nas cidades de Manoel Emídio e João Costa.
A oitava vítima mais recente da doença foi um paciente de 24 anos com comorbidades, de Baixa Grande do Ribeiro, Sul do estado, que estava internado no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, em Teresina.
A Sesapi não deu detalhes sobre a sétima vítima.
Um homem de 65 anos, morador de João Costa, a 485 km de Teresina, foi a sexta vítima confirmada de dengue no Piauí. Ele morreu no fim de março e a confirmação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) saiu nesta terça-feira (16).
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Uma mulher de 77 anos foi a quinta vítima de dengue em 2024 no Piauí. De acordo com a Sesapi, a vítima que morreu era de Bom Jesus, no Sul do estado, e estava internada no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, em Teresina.
No dia 5 de abril, a Sesapi confirmou a quarta vítima, uma mulher de 31 anos, também natural de Bom Jesus.
A terceira morte por dengue em 2024 no Piauí foi de outra mulher de 31 anos, natural de Manoel Emídio, que faleceu em 21 de fevereiro.
Já o segundo óbito aconteceu em 15 de março: um comerciante de 51 anos foi vítima da doença no Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus.
O primeiro caso confirmado de morte foi de outro homem, um lavrador de 26 anos, também residente do município.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.