Sorriso de milhões: alinhadores transparentes em benefício da estética


Quase imperceptíveis, esse tratamento ortodôntico une tecnologia, precisão e discrição. Em definição no Dicionário de Oxford, beleza seria a “qualidade, propriedade, caráter ou virtude do que é belo; manifestação característica do belo. Caráter do ser ou da coisa que desperta sentimento de êxtase, admiração ou prazer através dos sentidos”. Das figuras de deusas mitológicas, romanas, egípcias e tantas outras até o referencial de beleza dos dias atuais, com o tempo e com a influência de fatores sociais e culturais, a beleza se distancia de uma definição estrita e se aproxima daquilo que, individualmente, cada um considera belo.
Na pandemia, a preocupação com a autoestima e a estética facial ganhou novos contornos, quando as pessoas precisaram se adaptar de diferentes formas – inclusive, com as reuniões on-line e o autorreflexo na câmera. Esse pode ser um dos fatores que contribuíram para o aumento da preocupação estética, juntamente com os sorrisos perfeitamente simétricos, brancos e alinhados exibidos nas redes sociais. Possivelmente, a pandemia tenha estabelecido um novo padrão estético.
A busca por um sorriso bonito não pode nem deve ser condenável. O sorriso é responsável por aquela “primeira boa impressão”, sendo também relacionado à higiene, autoestima e ao cuidado. Atualmente, diversos tipos de aparelhos ortodônticos estão disponíveis no mercado, e um dos mais modernos e que merecem destaque são os alinhadores transparentes, como os da ClearCorrect. Com qualidade, precisão e discrição, as placas alinhadoras são uma excelente opção para adultos que buscam por um sorriso harmônico.
A escolha do tratamento ortodôntico

Divulgação
Apesar do paciente ter participação ativa na escolha de qual tratamento ortodôntico quer utilizar, a avaliação do dentista é imprescindível. É ele quem vai apresentar as opções e explicar detalhadamente as diferenças entre elas. “O bom posicionamento dos dentes faz total diferença na harmonia da face. Isso fica muito marcante quando sorrimos. Quando as pessoas se comunicam, o principal ponto de foco é a boca. Por isso, é importante pensar em um adequado alinhamento dentário, uma boa relação entre a arcada superior e inferior, em paralelo com todas as outras estruturas da face”, explica a dentista parceira da ClearCorrect, Isabela Shimizu (CRO 9343 PR).
É importante ressaltar que o paciente, muitas vezes, pode procurar um dentista com queixas estéticas, mas o profissional pode identificar questões funcionais relacionadas a isso também. Assim como os outros tipos de aparelho ortodôntico, o alinhador transparente pode corrigir problemas de alinhamento, espaçamento ou mordida. Sendo assim, trata casos como apinhamento, diastema, mordida aberta, mordida cruzada e sobremordida, por exemplo.
“Quando falamos em tratamento da má oclusão, os alinhadores ortodônticos têm um papel fundamental. É possível corrigir o posicionamento dos dentes com esses aparelhos de forma quase invisível e rápida. A resolução dos casos é confortável para os pacientes, sem interferências estéticas e com maior facilidade de higienização. Depois do alinhamento, pode-se dar continuidade à busca pela melhora da estética do sorriso realizando modificações na forma ou cor dos dentes com tratamentos adicionais”, analisa a dentista.
Por que os alinhadores transparentes são tão recomendados?
Além do fator estético, alinhadores transparentes como os da ClearCorrect apresentam outro grande diferencial: o tratamento envolve um planejamento minucioso por software, garantindo total precisão no material e, com isso, maior previsibilidade do tratamento, pois é possível saber exatamente qual movimento cada dente deve fazer e por quanto tempo.
A dentista destaca que a nova tecnologia com softwares, novos materiais e possibilidades de movimentações está impulsionando a expansão da ortodontia para os próximos anos. “Os materiais utilizados atualmente possuem avançada resiliência e resistência, permitindo movimentos mais suaves e constantes. A ClearCorrect utiliza um plástico de tripla camada capaz de executar movimentos de forma muito mais previsível. Isso acontece porque o alinhador consegue aplicar forças leves e constantes, determinantes para a movimentação dentária, sendo uma característica importante que, antigamente, não era possível com outros tipos de plásticos. Dessa forma, é possível tratar casos muito mais complexos”, finaliza Isabela.
Encontre aqui o dentista especialista da ClearCorrect mais próximo e faça uma avaliação do seu sorriso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.