SC: a elogiável mobilização geral pelo Rio Grande do Sul

Esta devastadora ação da natureza que causa tanta dor e sofrimento para milhares de famílias e prejuízos incalculáveis no Rio Grande do Sul, tem até agora dimensões inimagináveis. Nos municípios onde as águas baixaram, é um cenário de guerra. Nas regiões onde o nível das águas cede muito lentamente, a aflição é muito maior. Vira um verdadeiro martírio, pela arrasadora angústia.

A verdade trágica é que poucos se deram conta das proporções desta tormenta. E, na medida em que as imagens vão sendo divulgadas, maior é o impacto na população sobre esta desgraça.

No meio de tanta dor é preciso destacar o extraordinário espírito de solidariedade do povo, a começar pelos próprios gaúchos, mobilizados no resgate e assistência, e passando aqui por Santa Catarina, onde a disposição de ajudar encontra cenas emocionantes em todas as partes.

O Estado, aliás, teve uma presença destacada no primeiro momento, graças ao  profissionalismo e à indiscutível experiência dos técnicos, bombeiros e militares da Defesa Civil Estadual. Eles acabam fazendo a diferença nesse terrível infortúnio.

O secretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Fabiano de Souza, logo identificou os riscos e tratou de agir. O Estado enviou, então, um helicóptero, dois caminhões, 4 camionetes e 32 bombeiros especiais.

Santa Catarina envia equipes técnicas ao Rio Grande do Sul – Foto: Airton Fernandes/Secretaria de Defesa Civil

Na sequência, foram novos integrantes da PM para ajudar na segurança, mais 9 peritos do IGP para identificação dos corpos e assistência técnica, o Hemosc remeteu 700 bolsas de sangue, etc, etc.

O governador Jorginho Mello, atento e ativo, teve a coragem de denunciar os bloqueios dos caminhões de donativos pelos fiscais da ANTT. Desmoralizou ministros que classificavam as barreiras de “fake news”. Brasília foi a maior “fake”, como ficou provado na portaria da ANTT cancelando as multas.

O presidente da Agência procurou logo o governador, assinou portaria liberando tudo, e depois visitou Jorginho Mello na Secretaria de Articulação Nacional, em Brasília.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.