Roubos de celular aumentaram 34% em um ano no RJ

População se sente insegura e arruma formas de esconder o aparelho enquanto está na rua ou em transporte público. Roubos de celular aumentaram 34% em um ano no RJ
Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) indicam que os roubos de celulares aumentaram 34% no estado do Rio de Janeiro em apenas um ano.
Em algumas áreas da capital fluminense, o crescimento foi de 150%. A população, por sua vez, se sente insegura e tenta “esconder” o aparelho celular enquanto está em público.
“Eu mesma boto dentro das calças, escondo. Tem que esconder, não pode dar bobeira com telefone”, afirma a cuidadora Vitória Cristina.
Os números do ISP mostram que no acumulado de janeiro a março de 2023 e 2024, o aumento no número de roubos foi de 35,9% no estado. São quase 5 mil casos no primeiro trimestre deste ano.
Na capital, as Zonas Sul, Norte e o Centro têm a maior parte das ocorrências, com um aumento de 63%.
Muitos celulares roubados são oferecidos na internet por preços muito abaixo de mercado. Um especialista em Direito Digital explica que é importante exigir a nota fiscal, para evitar comprar um aparelho roubado.
“Isso comprova a procedência dos bens. Aquele que compra algo roubado pode responder pelo crime de receptação”, explica o advogado Luiz Augusto D’Urso.
Procurada, a Polícia Militar disse que distribui o policiamento de acordo com a mancha criminal das regiões. A corporação explicou que o efetivo é reforçado através do Regime Adicional de Serviço, e completou pedindo que a população registre os crimes nas delegacias.
Já a Polícia Civil informou que investigações sobre roubos, furtos, venda e receptação de celulares estão em andamento e que as unidades policiais trocam informações para identificar os criminosos.
Em uma dessas investigações, em fevereiro deste ano, 37 pessoas foram presas e 260 celulares recuperados.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.