Rondônia ganha primeiro mural assinado por Kobra: ‘homenagem para a população’


“Tela” escolhida é uma parede com 37 metros de altura e sete metros de largura em um prédio do Ministério Público de Rondônia. Mural foi nomeado de “Brasileiras e Brasileiros”. Eduardo Kobra em Rondônia
Ministério Público de Rondônia
Depois de passar por mais de 30 países, o artista brasileiro reconhecido internacionalmente, Eduardo Kobra, chegou em Rondônia para inaugurar a primeira obra no estado. A “tela” escolhida é uma parede com 37 metros de altura e sete metros de largura em um prédio do Ministério Público de Rondônia (MP-RO).
A ideia da pintura surgiu, inicialmente, na cabeça do Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, que passava diariamente pela parede gigante, mas sem “vida”.
“Era uma parede azul e não me agradava muito. Eu pensava: “poxa, não tá legal”. Me surgiu essa ideia de ter um mural nessa parede que pudesse expressar para as pessoas aquilo que o Ministério Público defende. A gente poderia traduzir ali, naquela parede que até então não tinha muito significado, uma mensagem para todos”, apontou.
A missão, depois da ideia, foi escolher um artista que representasse os ideais defendidos pelo Ministério Público e resolver todos os trâmites para que o “sonho” se tornasse possível. E nada melhor do que um artista humanista e carregado de representatividade.
“Eu venho de uma origem simples, eu nasci em um bairro da periferia de São Paulo. Eu tenho 48 anos e faço pintura nas ruas desde os 12. Então eu sou um dos precursores desse movimento. Passei por todos os desafios, todas as dificuldades na rua, sou autodidata”, conta Eduardo Kobra.
Arte de Kobra em Rondônia
Eduarda Dejan/Rede Amazônica
Com seu trabalho, o muralista aborda temas como proteção dos povos originários, das florestas, combate ao racismo e intolerância, além de diversos outros temas envolvendo proteção dos Direitos Humanos.
“Eu passei a fazer uma pesquisa na região, entender sobre a população e especificamente a população ribeirinha, povos indígenas e tudo mais. Acho que esse mural vai fazer essa conexão mostrando que todos estamos interconectados, somos todos interdependentes e valorizando as pessoas comuns, os trabalhadores do dia a dia que são a verdadeira locomotiva da cidade”, comentou o muralista.
O mural foi nomeado de “Brasileiras e Brasileiros” e promete ser uma homenagem ao estado de Rondônia. Outra promessa de Kobra é que a obra fique pronta em até 10 dias (isso se o tempo ajudar).
“Vou ficar contando que o tempo ajude porque aguentar 50 graus não é fácil. Pendurado ali, a parede branca que já reflete bastante. Mas pintar da rua é isso: calor, frio, seja lá o que for vamos pra cima”, ressaltou, bem humorado.
Leia também: Com obras em 36 países, Kobra fala sobre depressão profunda: ‘Há 4 meses que não tomo nenhum remédio’
Quem é Eduardo Kobra?
Eduardo Kobra no palco do Rio Innovation Week
Raoni Alves / g1 Rio
Com 48 anos, Eduardo Kobra é um dos precursores da “street art” ou arte urbana. O trabalho dele é conhecido como mural e já foi feito em 36 países diferentes. Somente nos Estados Unidos da América, ele pintou mais de 50 murais.
“Eu venho de uma origem simples, nasci em um bairro da periferia de São Paulo. Eu faço pintura nas ruas desde os 12 [anos]. Passei por todos os desafios, todas as dificuldades na rua, sou autodidata”, relembra.
A arte que fez Kobra “rodar” o mundo, é, para ele, um “antídoto”, uma “vacina” e uma estrada que o levou por caminhos que ele nunca imaginou que iria. Uma das obras que ele classifica como mais importante é um mural feita na fachada da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.
Mural de Eduardo Kobra na fachada da ONU
Ben Lao
“Eu tô falando isso por conta da criação. Lá são 193 países e eu tive que passar por toda aprovação de todo esse conselho, porque foi inédito, a primeira vez que eles autorizaram uma pintura [de um brasileiro]. Então eu sou muito movido por esses desafios”.
LEIA TAMBÉM: Tintas feitas de terra e cinzas de queimadas: pintura de 600m² no centro de São Paulo homenageia Ari Uru-Eu-Wau-Wau
Eduardo Kobra vai assinar obra no Ministério Público de Rondônia
Adicionar aos favoritos o Link permanente.