Quase mil raios caíram em Sorocaba durante fim de semana de temporal; especialista explica como evitar acidentes


Regiões de Sorocaba e Jundiaí (SP) foram impactadas por temporais durante as primeiras semanas de novembro. Especialista do Inpe explica como se proteger durante chuvas de raios. Morador registra tempestade de raios no Jardim Ana Maria, em Sorocaba (SP), durante tempestade no mês de outubro
Quase mil raios caíram em Sorocaba (SP) entre sábado (18) e domingo (19). Em Jundiaí (SP), somente na quarta-feira (15), em apenas seis horas, foram 584 raios. Os números são do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Nas últimas semanas, as regiões de Sorocaba e Jundiaí têm sido impactadas pelas altas temperaturas, causadas pela onda de calor que atinge o estado de São Paulo, e pelos dias de temporais, com ventos fortes e chuvas de raios.
FOTOS: temporal causa transtornos e queda de energia
Rajadas de vento ultrapassaram 70km/h durante temporal
Para não sofrer acidentes com raios durante temporais, os especialistas indicam que as pessoas evitem lugares abertos e tomem alguns cuidados. Mas, primeiro de tudo, o que é um raio? O coordenador do Elat, Osmar Pinto Junior, explica:
Especialista explica como raios se formam durante tempestades
Osmar Pinto também dá algumas orientações de como se cuidar durante um temporal. Assista:
Especialista explica como se proteger durante tempestades com raios
Infográfico do Inpe mostra como os raios de formam durante tempestade
Grupo de Eletricidade Atmosférica/Divulgação
Raio atingiu guia turístico
No domingo (19), a turista Karlla Conceição Araújo da Silva, de 26 anos, de Rondonópolis (MT), gravou o momento em que um raio caiu e matou o guia de turismo Leilson Souza, de 36 anos.
Ela e o marido eram acompanhados pelo profissional durante uma trilha na Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro (RJ) (assista abaixo).
Turista de MT grava momento em que raio cai e mata guia durante passeio; vídeo
A turista disse que todos do grupo foram informados do risco de chover na tarde de domingo, mas que decidiram continuar, acreditando que o tempo não iria virar.
Segundo Karlla, todos sentiram o impacto no momento em que o raio caiu. O marido dela ligou para o Corpo de Bombeiros, mas o guia morreu no local. Um helicóptero foi usado para remover o corpo.
Imagem de raio registrada em Sorocaba
Reprodução/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.