Putin chega ao Oriente Médio com ‘bonde pesadão’; VÍDEO

putin-chega-ao-oriente-medio-com-‘bonde-pesadao’;-video

O presidente russo, Vladimir Putin, chegou nesta quarta-feira (6) a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, acompanhado por quatro caças supersônicos armados com mísseis. A demonstração de poderio militar ocorre em meio à tensão na região devido ao conflito entre Israel e Gaza.

Avião presidencial russo escoltado por 4 caças Su-35s  – Foto: Reprodução/ND

A visita de Putin ao Oriente Médio visa fortalecer os laços econômicos e políticos com os países da região, especialmente no setor energético. A Rússia é um dos maiores produtores e exportadores de petróleo e gás do mundo, e visa ampliar sua influência no mercado global.

Putin também planeja discutir questões de segurança e cooperação militar com seus anfitriões, tendo em vista os conflitos na Síria, no Iêmen e na Líbia, onde a Rússia tem interesses estratégicos.

A chegada de Putin a Dubai foi marcada por uma cena impactante. O avião presidencial da Federação Russa, um Il-96, foi escoltado por quatro robustos caças Sukhoi Su-35s, uma máquina de guerra que figura entre as mais letais e destrutivas do arsenal bélico da maior nação do mundo, também uma superpotência nuclear.

Em um vídeo divulgado pelo Kremlin, é possível ver os caças supersônicos totalmente armados, carregados com mísseis de médio alcance, conduzindo o Il-96 até o pouso no aeroporto da principal cidade emiradense.

Nas imagens de propaganda do governo russo, militares aparecem preparando os Su-35s com mísseis inclusive de médio alcance. Os jatos de guerra, então, manobram na pista e depois decolam em dupla. Na sequência, os caças já surgem escoltando o avião de Putin nos céus da Rússia, até sua chegada em Dubai.

Não é comum que chefes de Estado tenham sua aeronave pessoal escoltada por caças de proteção nas visitas internacionais, já que a atitude não é bem vista nas relações internacionais, exceto em ocasiões em que efetivamente o avião atravesse zonas perigosas de conflito.

Assista ao vídeo da viagem de Putin:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.