Procon de Joinville alerta para golpes praticados na Black Friday

procon-de-joinville-alerta-para-golpes-praticados-na-black-friday

Nesta sexta-feira (24) acontece mais uma Black Friday, e o Procon de Joinville alerta para os golpes de vendas falsas que podem ser aplicados nesta época do ano.

Criminosos aproveitam o momento de euforia de muitos consumidores na Black Friday para criar páginas falsas que simulam e-commerce. Outras táticas são promoções inexistentes enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp, e a elaboração de perfis falsos de lojas em redes sociais.

Os golpistas também clonam sites de varejistas conhecidos para induzir os consumidores ao erro, colocando uma letra a mais no endereço do site, ou ainda trocando, por exemplo, uma letra “o” pelo número zero “0”.

“A recomendação é que o consumidor faça uma pesquisa de preços do produto que deseja comprar. E quando escolher a loja, o ideal é digitar diretamente o endereço do site na barra do navegador. Não clique em links enviados por e-mails, SMS ou aplicativos de mensagens”, alerta a gerente do Procon, Cristiane Berger.

Procon alerta para os golpes praticados pela internet durante a Black Friday – Foto: Pixabay

Golpes pelas redes sociais

As redes sociais também são um campo fértil para os golpes. Geralmente, são perfis recém-criados, com ofertas extremamente vantajosas e com 100% de depoimentos positivos de compradores recomendando a venda.

Sempre desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto. De preferência para o uso de cartão virtual nas compras online.

E se for pagar com PIX, só faça o pagamento dentro do ambiente da loja virtual. Quando o vendedor fornecer o código QR Code, confira atentamente todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente quem irá receber o dinheiro. Isso também vale para pagamentos com boletos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.