Primeira brigada de emergência em hospital de Blumenau completa 10 anos

A primeira brigada de emergência em hospital de Blumenau foi construída no Hospital Santa Isabel e agora, a estrutura completa 10 anos de serviços. Segundo hospital, não existia a compreensão da necessidade de abandono de edificação em caso de incêndio antes.

Mais de 120 profissionais estão distribuídos por andares e setores – Foto: Divulgação/Reprodução/ND

Mas as coisas mudaram e atualmente, o hospital investe em itens de segurança essenciais, incluindo iluminação de saída, alarme, hidrantes, extintores, escada de emergência, portas corta-fogo e pontos de encontro estrategicamente localizados.

Além disso, foram desenvolvidos planos de contingência para lidar com catástrofes. A Defesa Civil de Blumenau juntamente com os hospitais da região elaborou um Plano de Contingências para Desastres em Hospitais, com um plano pós-retirada dos pacientes, e criou o Grac (Grupo de Ações Coordenadas) para gerenciar as ações durante alguma adversidade.

Brigada de Emergência

No ano de 2014 a brigada de emergência da instituição foi reformulada, passando a preparar seus brigadistas e colaboradores para o tirar os pacientes da instituição caso haja um incêndio. A equipe da brigada, composta por colaboradores voluntários, segue as diretrizes do Plano de Abandono próprio da instituição.

Brigada de Emergência do hospital Santa Isabel completa 10 anos – Foto: Divulgação/Reprodução/ND

Esse planejamento foi elaborado considerando a realidade do Hospital Santa Isabel e referências de outros estados. Mais de 120 profissionais estão distribuídos por andares e setores.

Segunroner, nesses 10 anos, o hospital nunca sofreu nenhum incêndio sido a coordenadora da brigada, Luciane Fgnificativo.

“A gente sempre trabalha para que isso nunca acontece, mas caso vier a acontecer, nós estejamos preparados, para salvar vidas e para cuidar também da estrutura da edificação”, explicou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.