Prefeitura abre licitação para instalar 50 novos radares em vias de Piracicaba; veja locais


Equipamentos vão realizar controle de velocidade de veículos, avanço de sinal vermelho e circulação de caminhões. Radar em via de Piracicaba
Ronaldo Oliveira/EPTV
A Prefeitura de Piracicaba (SP) abriu nesta quarta-feira (8) licitação para instalação de 50 novos radares de fiscalização de veículos no trânsito da cidade.
📲 Acesse a nova comunidade do g1 Piracicaba e fique por dentro das notícias da região
O contrato será por meio de de locação de equipamentos e serviços relativos à administração e fiscalização do trânsito, através do fornecimento, implantação e operação de equipamentos, materiais, mão de obra e apoio técnico.
Os equipamentos vão realizar controle de velocidade de veículos, avanço de sinal vermelho e circulação de caminhões.
O pregão para definição da empresa que vai locar está agendado para o próximo dia 29, às 9h. O valor estimado da contratação é de R$ 11,7 milhões e o contrato terá duração de 12 meses, com possibilidade de prorrogação.

Efeito na redução de acidentes
Em nota, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), informou que “ao longo dos anos vem analisando dados sobre a efetividade do controle de velocidade e avanço de sinal vermelho nos pontos críticos de acidentes com vítimas fatais e graves e esses demonstram ter grande redução dos sinistros”.
Atualmente, a cidade possui frota de mais de 348 mil veículos registrados, sem contar veículos não registrados e os de passagem, segundo a pasta.
Piracicaba conta hoje com 67 faixas de fiscalização e passará a contar com 120 faixas de fiscalização eletrônica.
“Em comparação a outros municípios com frota e características equivalentes, estamos com o número de dispositivos de fiscalização abaixo da média implantada. Por isso, a fiscalização eletrônica, somada às operações da secretaria, forças policiais conjuntas e campanhas de educação no trânsito, contribuem para um trânsito mais seguro”, afirmou Jane Franco Oliveira, secretária de Trânsito e Transportes, por meio de assessoria.
Conforme dados da Semuttran, a frota registrada em Piracicaba cresce em torno de 3% ao ano – o estudo técnico foi feito com base em informações da plataforma Estadual Infosiga.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.