Praia alargada em SC passará por 4° engordamento de faixa de areia em 25 anos para conter erosão


Município de Balneário Piçarras lançou edital para os trabalhos, que prevê custos de R$ 24,2 milhões. Local já passou três engordamentos de faixa entre 1998 e 2012. Praia de Piçarras, em Balneário Piçarras (SC)
Balneário Piçarras, cidade de 27 mil habitantes no Litoral de Santa Catarina, lançou um novo edital para alargar pela quarta vez em 25 anos a faixa de areia da praia que leva o mesmo nome da cidade. O local, que foi o primeiro no estado a passar pela intervenção, já passou por outros três engordamentos, entre 1998 e 2012, mas registra erosão marítima que fez o trecho ser engolido pelo mar longo dos anos.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A nova licitação tem valor previsto de R$ 24.256.918,59 e foi lançada no dia 29 de abril. As propostas das empresas serão recebidas até o dia 7 de junho. A partir da contratação, a previsão é que as obras durem cinco meses.
📍 A praia de Balneário Piçarras tem cerca de 7 quilômetros de extensão. Com os trabalhos, o objetivo do município é “possibilitar maior espaço para os frequentadores da praia”.
Alargamentos afetam orlas vizinhas e causam poluição da água e do ar
Santa Catarina supera 16 km de praias alargadas
Praia de Piçarras
Prefeitura de Balneário Piçarras/Divulgação
A nova obra será realizada em 2,2 quilômetros, entre o molhe da Rua Getúlio Vargas e o molhe da Barra Sul. O edital prevê, pela primeira vez, a extensão dos molhes de 100 para 200 metros, condição que, segundo a prefeitura, vai garantir a estabilidade da areia.
“A erosão da praia ocorre de forma natural e mesmo com sistema de contenção é necessário realizar a manutenção na faixa de areia da Praia. Balneário Piçarras é situada em uma área de mar aberto, com correntes marítimas que levam os sedimentos no sentido norte da cidade, o que obriga fazer manutenção de forma constante”, justifica, em nota.
🚜O novo trabalho prevê uma durabilidade de 10 anos para a obra, reduzindo a necessidade de um novo alargamento após esse período, garantindo manutenções com quantidades menores de areia.
“Por ser uma obra de aterro hidráulico, com área de movimentação marítima constante, sempre vai ser necessária a manutenção, que será voltada para a face norte do molhe, onde tem uma retirada grande de sedimentos e não tem a deposição novamente deles. Contudo, daqui a 10 anos, as manutenções devem ser feitas com uma quantidade de areia muito menor”.
Ainda em nota, Balneário Piçarras detalhou os três alargamentos anteriores e como as ações executadas justificam um novo trabalho:
Na primeira obra a prefeitura fez o aterro, mas não houve uma durabilidade porque não tinham os elementos que fizessem a contenção da areia, para que continuasse na orla;
No segundo aterro foi executado estruturas de pedras (molhes) para fazer a contenção de areia, que chegou a durar um certo tempo;
No terceiro aterro foi feita uma manutenção, mas voltou a ter erosão devido aos materiais utilizados.
Praia de Piçarras
Prefeitura de Balneário Piçarras/Divulgação
📚 Especialista defende mais estudos
Paulo Horta, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), defende um maior debate em relação às obras de alargamento no estado. Integrante do grupo ‘Ecoando Sustentabilidade’, ele é um dos especialistas que participou de um estudo apontando soluções para erosão no litoral.
Na análise, o grupo de pesquisadores também propôs a atualização da resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema). O texto é o que o rege as regras para obras de alargamento em Santa Catarina.
Em paralelo, Horta também afirma ser necessário avaliar o impacto das mudanças climáticas e da urbanização da região costeira durante a execução das obras.
“É urgente ter discussão das causas e busca por solução definitiva. Do contrário, vamos secar os cofres públicos”, afirma o professor.
🏖️ Balneário Piçarras
O número de moradores em Balneário Piçarras cresceu em 58,84% de acordo com o Censo de 2022. A população chegou a 27 mil, o que fez o município ficar na 57ª colocação de cidades mais populosas do município.
A pesquisa do IBGE também aponta que a cidade em Balneário Piçarras tem uma densidade demográfica de 273,03 habitantes por km² e uma média de 2,75 moradores por residência.
Veja o que o Censo 2022 diz sobre Balneário Piçarras
Balneário Piçarras (SC)
Divulgação
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.