Piauí é o estado com menor número de endividados do Brasil, aponta Serasa


O índice de inadimplentes do estado é menor do que a média nacional, de 43,90%. Cartão de crédito
Reuters
O Piauí ocupa a primeira posição no ranking dos estados com menor número de endividados no país, de acordo com dados do Mapa da Inadimplência, divulgado na quarta-feira (22) pelo Serasa. A população endividada no estado soma 34,20%, percentual abaixo da média nacional, de 43,90%.
Do Nordeste, o Piauí também é o estado com menor índice de inadimplentes, em comparação com o Ceará, que lidera com 45,99% de endividados. Em dados nacionais, o Rio de Janeiro alcançou o primeiro lugar, com o percentual de 53,53% da população endividada.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Conforme o Serasa, a redução no índice de inadimplentes no Piauí se deve principalmente pela procura de negociação de dívidas. Até outubro deste ano, 33 mil acordos foram fechados no estado. No Brasil, 3.100.581 acordos foram realizados no Serasa Limpa Nome.
Segmentos das dívidas
O mapa destacou que em outubro, as maiores dívidas têm relação com cartões de crédito de bancos, somando 29,19% do total. Em seguida, estão as contas básicas (água, luz e gás), com 23,53%, financeiras, com 16,26%, e varejo, que soma 11,14% das dívidas do Serasa.
Perfil dos inadimplentes
Em relação ao perfil dos endividados no Brasil, a maioria é representada pelas mulheres, com 50,4%. Os homens somam 49,6% dos inadimplentes. Apontando a faixa etária, pessoas de 41 a 60 anos possuem o maior percentual, com 34,9%. Jovens de até 25 anos contam com o menor número, representando 12,2% da população endividada.
*Estagiária sob a supervisão de Catarina Costa.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
📲 Participe do canal do g1 Piauí no WhatsApp e da comunidade no Telegram
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.