Pedido de afastamento do presidente da Câmara de Votorantim após denúncia de estupro é rejeitado


Prefeita Fabíola Alves (PSDB) registrou boletim de ocorrência contra Thiago Schiming (PSDB) por estupro. Presidente da Câmara nega as acusações. Thiago Schiming, presidente da Câmara de Votorantim (SP), durante entrevista à TV TEM e ao g1
Marcel Scinocca/g1
O pedido de afastamento do presidente da Câmara dos Vereadores de Votorantim (SP), Tiago Schiming (PSDB), foi rejeitado. O vereador, que vai responder a um processo na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, foi acusado pela prefeita da cidade, Fabíola Alves (PSDB), de ter tentado beijá-la a força no gabinete do Executivo. Ele nega todas as acusações e diz se tratar de armação política.
A denúncia de infração político-administrativa contra Thiago, assinado pela servidora pública Mayra Pedroso D’Avilla, pedia o afastamento cautelar e a cassação do mandato do presidente do Legislativo. No entanto, o documento não foi acatado pelos vereadores durante a sessão de terça-feira (12).
De acordo com o departamento jurídico da Câmara, a denúncia “não encontra previsão legal em sede municipal e, mesmo se tivesse, seria considerada formalmente inconstitucional, conforme precedentes do Egrégio Tribunal de Justiça de São Paulo”.
Denúncia de estupro
Fabíola Alves (prefeita de Votorantim) e Thiago Schiming (presidente da Câmara dos Vereadores)
Divulgação – Reprodução/Instagram
A prefeita registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Votorantim na quinta-feira (7). Ela alega que Thiago teria tentado beijá-la três vezes à força, no gabinete dela, em junho deste ano.
Entenda por que o caso será investigado como estupro aqui
O caso está sendo apurado pela Delegacia Seccional de Sorocaba (SP). O inquérito tem 30 dias para ser concluído, mas o prazo pode ser prorrogado. Segundo apurado pela TV TEM, a polícia ainda não definiu uma data para os depoimentos de Fabíola e Thiago.
Prefeita de Votorantim (SP) denuncia presidente da Câmara por estupro
Ana Paula Yabiku/g1
Prints mostram conversas entre os dois
Um print mostra uma mensagem de “eu te amo” enviada pelo presidente da Câmara à prefeita. O g1 e a TV TEM tiveram acesso a detalhes da conversa. Em uma delas, Schiming faz uma espécie de declaração à prefeita, que entendeu a situação como parte das investidas do parlamentar.
“Já falei que tô com você a vida toda. Embora você às vezes me esnobe. Me deixa no vácuo… Eu nunca vou largar você. Eu te amo”, diz a mensagem. Fabíola, então, responde com um emoji.
Print mostra suposta declaração de presidente da Câmara de Votorantim (SP) para prefeita da cidade
Reprodução/WhatsApp
A conversa segue, e Thiago faz uma nova declaração: “nunca se esqueça, nunca duvide. EU TE AMO, de um jeito que você nunca vai entender”, completa.
Em outro print, Thiago pergunta sobre um café da manhã (veja abaixo). “Posso perguntar? Vai ter café da manhã? Um dia????”. Fabíola responde com um emoji feliz. “Tenho MUITA fome”, devolve Thiago. Ela, então, responde com outro emoji. Ele segue a conversa com “DEMAIS”.
Em entrevista ao g1 e à TV TEM na quinta-feira, Thiago comentou sobre as mensagens. “Não me recordo disso, sinceramente. Não me lembro, tem que pegar todo o contexto da conversa”, diz.
“Quando falo que ‘nunca vou largar você’, estou falando da questão política. Isso aí, é uma questão de amizade”, garante.
Sobre a questão do convite para o café, o parlamentar afirmou que se referia a um encontro político. “Ela falava que ia ter café da manhã com a base dela. Então, a gente ficava cobrando toda hora.”
Em conversa com prefeita de Votorantim (SP), presidente da Câmara diz que come demais, e mensagem foi interpretada com investida
Reprodução/WhatsApp
O que diz Thiago Schiming
Thiago negou as acusações. O parlamentar, inclusive, disse que não fez qualquer investida contra a prefeita, mesmo por mensagem.
“Vejo isso como um grande absurdo, essa denúncia. Sem cabimento nenhum. Eu e a prefeita sempre tivemos amizade. A prefeita é uma amiga de infância, é madrinha de casamento meu. A gente teve sempre uma amizade muito próxima”, diz.
Ele contou que realmente esteve no gabinete da prefeita, acompanhado de outros dois parlamentares. Schiming disse, ainda, que permaneceu no local após a saída dos colegas. Segundo ele, o assunto foi em torno da escolha do candidato a vice-prefeito da cidade em 2024. Segundo ele, os dois discordaram de quem seria.
Prefeita de Votorantim posta foto com Ana Hickmann após denunciar presidente da Câmara por estupro: ‘Mulheres inspiram mulheres’
Ele lembra que, instantes depois, Fabíola teria postado uma foto, agradecendo a visita. Ainda conforme Schiming, a prefeita, na mesma data, mandou uma mensagem carinhosa direcionada a ele.
“Eu vejo como uma surpresa. Como que uma pessoa pode postar uma foto de agradecimento de aniversário, mandar no meu WhatsApp pessoal, como sempre mandou com muito carinho, muita amizade, felicitações pelo aniversário, de repente, vem com uma mensagem absurda e irreal dessa, visando somente política. Tudo isso para ser uma questão… Politicagem mesmo, suja e baixa.”
O g1 pediu uma nota de posicionamento ao PSDB, partido político de Fabíola Alves e Thiago Schiming, mas, até a publicação desta reportagem, não obteve retorno.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.