Operação cumpre 11 mandados de prisão contra integrantes do PCC que atuam em rede de agiotagem em SP


Ação, realizada pelo MP e a PM, também cumpre 17 mandados de busca nas cidades de São Paulo, Mogi das Cruzes, Arujá, Suzano, Poá, Santa Isabel e São José dos Campos. Operação do Gaeco com PM cumpre mandados de prisão em SP contra facção criminosa
Divulgação/Gaeco
Uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) com a Polícia Militar cumpre nesta terça-feira (7) 11 mandados de prisão temporária e 17 mandados de busca contra integrantes do PCC que atuam em uma rede de exploração de agiotagem.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
De acordo com o Gaeco, os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de São Paulo, Mogi das Cruzes, Arujá, Suzano, Poá, Santa Isabel e São José dos Campos.
As investigações apontaram que, além de serem membros da facção criminosa, os investigados celebravam empréstimos a terceiros com juros abusivos, que chegavam ao patamar de 300% ao mês. Quando o pagamento não ocorria, passavam a ameaçar e a extorquir os devedores.
A ação foi denominada de “Operação Khalifa”, fazendo referência ao edifício Burj Khalifa na cidade de Dubai e às viagens internacionais registradas pelos investigados nas redes sociais.
Investigações
É a terceira ação envolvendo integrantes do PCC nos últimos meses. Em abril, três vereadores e mais 10 pessoas foram presas em operação contra grupo ligado ao PCC suspeito de fraudar licitações.
No mesmo mês, o MP de São Paulo realizou a ‘Operação Fim da Linha’, que prendeu quatro dirigentes de empresas de ônibus da capital paulista, também acusados de ligação com o PCC.
Segundo os promotores, o grupo usava as empresas Transwolff e UPBus – que prestam serviços de transporte coletivo nas Zonas Sul e Leste da capital – para lavar dinheiro da organização criminosa.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.