Novembro Azul: Exames para rastreio do câncer de próstata serão realizados gratuitamente em shopping de Natal


Neste fim de semana, 200 testes PSA serão disponibilizados gratuitamente no Midway Mall. Exame PSA é feito com base na coleta de sangue de pacientes
Prefeitura de Assis/Divulgação
Uma ação de conscientização e prevenção do câncer de próstata será realizada neste fim de semana no shopping Midway Mall, na zona Leste de Natal. Na sexta-feira (24), no sábado (25) e no domingo (26), 200 testes PSA – feito a partir da coleta de uma amostra de sangue do paciente para rastrear o câncer de próstata – serão disponibilizados gratuitamente.
Além disso, nos três dias serão aplicadas vacinas contra o HPV para meninos e meninas entre 9 e 14 anos de idade. Os profissionais presentes também farão orientações, triagem e palestras sobre o câncer de próstata.
A iniciativa faz parte da campanha Novembro Azul da Liga Contra o Câncer. A estrutura será montada no terceiro piso do Midway Mall, próximo a loja Camicado, e funcionará das 14h às 20h. No sábado, às 18h, Sax in The House fará um pocket show no local.
Câncer de próstata
De acordo com uma estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), até o fim de 2023 o Rio Grande do Norte terá registrado 1.450 novos casos de câncer de próstata. Esse é o segundo tipo de tumor mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Em todo o país, são estimados 72 mil diagnósticos por ano entre 2023 e 2025.
“O Novembro Azul nasceu do objetivo de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura”, explicou Matheus Amaral, médico urologista da Liga.
Serviço:
O que: Ação de conscientização e prevenção do câncer de próstata
Quando: De sexta-feira (24) à domingo (26), das 14h às 20h
Onde: 3º piso do Midway Mall, próximo a Camicado
Vídeos mais vistos do RN nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.