Nova ponte da Lagoa: obras avançam com novos pilares e montagem da estrutura definitiva

Nova ponte da Lagoa

Obras avançam na construção da nova ponte da Lagoa da Conceição, trazendo melhorias significativas para mobilidade e acessibilidade na região – Foto: Leonardo Sousa/PMF/Divulgação/ND

Uma das principais obras de travessia do interior da Ilha, a construção da nova ponte da Lagoa da Conceição avança para uma etapa decisiva nesta semana. A partir da próxima quinta-feira (2), será feita a transposição do equipamento de cravação das estacas metálicas que formam a base dos pilares de sustentação da estrutura para o outro lado do canal provisório. Com cinco  pilares já estabelecidos, a equipe de engenharia da Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura de Florianópolis foca agora na instalação dos restantes, um passo fundamental para a continuidade da obra.

O secretário municipal de Transportes e Infraestrutura de Florianópolis, Rafael Hahne, comenta sobre o progresso contínuo nas obras. “Estamos avançando agora para a cravação do sexto pilar, de um total de nove. Além disso, já iniciamos a montagem das formas da estrutura definitiva da ponte até o pilar quatro. Nosso objetivo, nos próximos dias, é intensificar o ritmo dos trabalhos para acelerar o processo de construção”, diz Hahne.

Também é realizada, em paralelo, a montagem do madeiramento do escoramento provisório da estrutura da pista em si.

Navegação interditada

Para que esta nova fase dos trabalhos seja executada, a navegação na Lagoa da Conceição, no canal provisório em meio às obras de construção da estrutura, (entre a Lagoa de Baixo e a Lagoa do Meio), ficará proibida por cerca de 10 dias. A interdição, que valerá para todos os tipos de embarcações, incluindo jet skis, ocorrerá entre os dias 2 e 8 deste mês, mas desde já a administração municipal solicita atenção dos navegantes à sinalização náutica para evitar acidentes.

Desde que os trabalhos começaram no local, em abril do ano passado, foram feitos os dois aterros em rocha que vão abrigar as cabeceiras da ponte, tanto do lado do Centrinho, perto de onde será a rótula do sistema viário de acesso à futura travessia, quanto do lado oposto da lagoa, próximo da Avenida das Rendeiras.

Revitalização do entorno

Nova ponte da Lagoa

Equipe de engenharia concentra esforços na instalação dos pilares fundamentais para a nova ponte, um passo decisivo para o progresso da obra – Foto: Leonardo Sousa/PMF/Divulgação/ND

Quanto à revitalização do entorno da nova ponte, a Prefeitura da Capital informa que está em execução a estrutura do novo terminal lacustre (de onde saem embarcações do Centrinho para a Costa da Lagoa, e vice-versa) em si, serviço iniciado na primeira dezena do mês. A edificação é executada sobre aterro em rocha de área total de 850 metros quadrados, realizado nos mesmos moldes dos que também já foram feitos para receber as cabeceiras da nova ponte. Além disso, foi feito o estaqueamento de concreto referente à base do trapiche do novo terminal.

A revitalização do entorno da ponte em construção começou com a desmontagem do deck do atracadouro público próximo do terminal lacustre atual, localizado no Centrinho, à esquerda da cabeceira da ponte existente sentido Rendeiras. Mesmo em meio aos serviços, o atual terminal continua funcionando normalmente informa a secretaria, uma vez que será desativado somente quando o novo estiver pronto, o que está previsto para ocorrer até julho.

O novo terminal lacustre, por sua vez,  é construído a cerca de 40 metros do atual, também sentido Avenida das Rendeiras, e terá estrutura arquitetônica moderna. Ele será composto de área para espera das embarcações coberta com bancos de madeira e sanitários com acessibilidade, e bicicletários, além de controle de acesso e zeladoria.

Mais tarde, após a demolição da atual ponte da Lagoa da Conceição – que ocorrerá somente após a conclusão da nova ponte – os aterros das duas cabeceiras “antigas” ganharão ampla infraestrutura de lazer com áreas de contemplação das belezas naturais, playground, academia de ginástica e praça públicas.

O município destaca ainda que todas as obras contam com as devidas licenças ambientais provisória (LAP) e de instalação (LAI), concedidas pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina), assim como as autorizações da SPU (Secretaria do Patrimônio da União) e da Capitania dos Portos. Elas estão sendo executadas pela empresa Cejen Engenharia Ltda. pelo prazo de dois anos. O investimento é de R$ 53 milhões.

Melhorias na mobilidade e acessibilidade

A nova  ponte vai desafogar o trânsito da região, e eliminar a dificuldade no trânsito principalmente na chegada do Centrinho do bairro para a atual ponte, trecho onde há uma redução significativa na velocidade dos veículos.

A estrutura proporcionará ainda uma melhoria importante na acessibilidade da região, pois terá passeios e ciclovias, o que possibilitará o adequado acesso e movimentação de pedestres pelo local e seu uso por novos modais de transporte.

Outro benefício é a preservação do patrimônio histórico da Lagoa da Conceição, já que o trânsito de passagem será desviado da região próxima à praça Bento Silvério, onde há o Casarão Bento Silvério. O prédio tem traços da arquitetura do período pós-revolução industrial e, por isso, foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico do Município em 1985.

Além disso, a nova ponte da Lagoa será um  cartão postal da Capital e fomentará o turismo em toda a região.

Mais oxigenação para a Lagoa Pequena

Nova ponte da Lagoa

Projeto executivo da nova ponte da Lagoa da Conceição contempla estrutura moderna e revitalização do entorno para promover o desenvolvimento sustentável da região – Foto: Leonardo Sousa/PMF/Divulgação/ND

A obra possibilitará ainda a melhor oxigenação da Lagoa Pequena, pois ampliará de sete para 30 metros a largura de passagem de água no local. “Ou seja, vamos triplicar essa capacidade da lagoa de trocar a oxigenação da Lagoa Pequena. Ao longo dos anos temos tido dificuldade em manter ambientalmente essa condição e isso muda com a ampliação da estrutura”, explica o secretário de Transportes e Infraestrutura de Florianópolis.

A nova ponte da Lagoa liga o Centrinho do bairro, em local muito próximo ao shopping da Lagoa, à avenida das Rendeiras. Sua altura, na maré máxima, também será ampliada de 1,80 metro para seis metros, o que permitirá a passagem de embarcações maiores embaixo da construção.

 Projeto executivo

De acordo com o projeto executivo, a nova ponte da Lagoa da Conceição ficará à direita da ponte atual – que está desgastada e subdimensionada para o fluxo de veículos da região.

Terá estrutura de concreto armado com guarda-corpos e formato curvo, 214 metros de extensão e 17 metros de largura, com a seguinte conformação: duas faixas de rolamento de 3,5 metros de largura, dois passeios (nas laterais de cada faixa) com 2,5 metros de largura e uma ciclovia bidirecional (com duas faixas em sentidos contrários) de 2,80 metros de largura.

A revitalização do entorno da nova ponte da Lagoa da Conceição inclui a recuperação total dos decks e atracadouros existentes na área próxima à marina que fica à esquerda da ponte atual. E mais: após a demolição dessa estrutura – que ocorrerá somente após a entrega da nova ponte – os aterros das duas cabeceiras “antigas” ganharão ampla infraestrutura de lazer com áreas de contemplação das belezas naturais, playground, academia de ginástica e praça públicas.

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.

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