Nova fase de operação da PF contra atos de 8 de janeiro cumpre mandados em 14 cidades de SC

nova-fase-de-operacao-da-pf-contra-atos-de-8-de-janeiro-cumpre-mandados-em-14-cidades-de-sc

A Polícia Federal está nas ruas de 14 cidades de Santa Catarina nesta quinta-feira (30) para o cumprimento de mandados de busca e apreensão na 22ª fase da Operação Lesa Pátria. A ação tem como objetivo identificar pessoas que financiaram e fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília (DF).

Atos do dia 8 de janeiro depredaram prédios públicos em Brasília-DF

Operação Lesa Pátria que cumpre mandados em SC investiga financiadores dos atos do dia 8 de janeiro – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/ND

São cumpridos, em Santa Catarina, 15 mandados de busca e apreensão. A operação deflagrada deve atender outros dez mandados de busca e apreensão e três de prisão em Minas Gerais. Todos foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal.

Em Santa Catarina a Polícia Federal cumpre mandados expedidos para as cidades de Criciúma (2), Mafra (1), Jaraguá do Sul (1), Pomerode (1), Brusque (1), Gaspar (1), Apiúna (1), Rio do Sul (1), Armazém (1), Caçador (1), São José (1), Florianópolis (1), Garopaba (1) e Blumenau (1).

Os três mandados de prisão preventiva foram expedidos para a cidade de Uberaba (MG).

Foi determinada, pelo STF, na 22ª fase da Operação Lesa Pátria, a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. A apuração inicial que foi divulgada é que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões.

Os valores bloqueados dos investigados podem, se comprovados, usados para custear as reparações.

Polícia Federal busca identificar financiadores dos atos de 8 de janeiro

O inquérito da Operação Lesa Pátria na Polícia Federal foi aberto para identificar pessoas que financiaram e fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e com dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas Instituições.

Polícia Federal já cumpriu outras ações na Operação Lesa Pátria

Outras fases da Operação Lesa Pátria já foram deflagradas pela Polícia Federal, que deve continuar a investigação. – Foto: Divulgação Polícia Federal/ND

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As investigações continuam em curso, com possibilidade de a Operação Lesa Pátria se tornar permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.