Nível do rio Guaíba em Porto Alegre diminui e água cessa de avançar

Em menos de 24 horas, o nível do rio Guaíba em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, registrou uma queda de 8 centímetros, segundo medição feita pelo Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic) no Cais Mauá. O rio, que estava em 5,12 metros na manhã de quarta-feira, 8, baixou para 5,04 metros até o fim do dia, e às 5h15 desta quinta, subiu ligeiramente para 5,06 metros.

Embora ainda esteja mais de 2 metros acima da cota de inundação, que é de 3 metros, a água parou de avançar nas ruas da capital gaúcha, trazendo um alívio para os moradores. No entanto, a região enfrenta uma tragédia climática desde o final de abril, com ruas de centenas de cidades afetadas pelas enchentes e temporais.

O boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, emitido às 18h de quarta-feira, 8, confirmou 100 mortes em decorrência das enchentes, com dois óbitos em investigação. Além disso, há 130 desaparecidos, 163.786 desalojados e 374 feridos. Nas 425 cidades afetadas, o número de pessoas afetadas é 1.476.170, e os moradores em abrigos são 67.428.

A expectativa é que a chegada de novas frentes frias nas próximas semanas no Sul do Brasil ajude a cessar as chuvas intensas. A previsão é que uma segunda frente fria, esperada para os dias 11 e 12, ajude a derrubar as temperaturas e mantenha as nuvens carregadas afastadas do Rio Grande do Sul.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.