Motocicleta com 559 multas é apreendida durante operação em Campinas


Apreensão aconteceu avenida Ruy Rodriguez, que recebeu operação integrada da Guarda e da Emdec. Infrações somam R$ 255 mil. Operação integrada da Guarda Municipal e Emdec em Campinas
Divulgação/Emdec
Uma motocicleta com 559 infrações somando R$ 255.832,49 em multas foi apreendida nesta quinta-feira (23) em Campinas durante operação conjunta da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e da Guarda Municipal.
A apreensão aconteceu avenida Ruy Rodriguez, que recebeu a operação de fiscalização integrada de trânsito realizada pelos órgãos municipais. Veja balanço no local:
40 veículos abordados
40 autuações (32 aplicadas a motos e oito em automóveis).
Nesta sexta-feira (24) a operação da Emdec e da Guarda Municipal aconteceu na avenida John Boyd Dunlop, no sentido centro, altura da rua Achiles Bertoldi. O balanço no local ficou assim:
43 veículos abordados
46 autuações (34 aplicadas a motos e 12 a automóveis)
Quatro veículos foram encaminhados ao Pátio Municipal
Segundo a prefeitura, como parte das ações educativas, 91 condutores de motos e seus eventuais caronas foram orientados quanto ao uso obrigatório das viseiras como forma de aumentar a segurança em caso de acidente.
Frentes de atuação
Nas operações integradas de fiscalização, a Emdec e as forças de segurança buscam ampliar a segurança dos condutores a partir da orientação sobre comportamentos de risco e também da punição de infratores ao Código de Trânsito Brasileiro.
N o caso das motos, que recebem atenção diferenciada dessas operações devido seu grau de vulnerabilidade, são observadas situações como placas encobertas ou adulteradas, algumas engenhosamente construídas de modo artesanal, pilotagem com apenas uma das mãos, uso de pneu “careca” e de capacete com a viseira aberta.
Em outra a frente, ocorre a ação integrada de inteligência. Câmeras de monitoramento flagram veículos conduzidos que cometem infrações recorrentes, identificados pelo banco de dados da Emdec. A informação é compartilhada com a Guarda Municipal, que realiza a abordagem e apreensão. As parcerias com as corporações policiais viabilizam um enfoque sob o aspecto criminal.
Nova legislação
As abordagens se embasam na aplicação da Lei 14.599/2023, que ampliou as competências dos órgãos municipais no que se refere à fiscalização de trânsito. Desde então, os agentes da Mobilidade Urbana podem fiscalizar diversos enquadramentos do Código de Trânsito Brasileiro, entre eles o estado de conservação dos veículos e a documentação.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.