Mostra destaca iniciativas inclusivas e avanços na Educação Especial em Boa Vista


IX Mostra reforça o compromisso com uma educação acessível e de qualidade para todos os alunos Mostra evidenciou os projetos inovadores desenvolvidos pelos professores especializados.
Jonathas Oliveira
Nesta quinta e sexta-feira, dias 23 e 24, as escolas da zona urbana, rural e indígena de Boa Vista celebram a 9ª Mostra de Educação Especial da Rede Municipal de Ensino. O objetivo é evidenciar as práticas pedagógicas e os projetos inovadores desenvolvidos nas unidades e que fazem a diferença no processo de aprendizagem dos alunos da educação especializada do município.
Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Consuêlo Sales, esta ação busca valorizar, divulgar e compartilhar saberes e práticas educacionais inclusivas e possibilitar troca de experiências entre docentes nas ações desenvolvidas na modalidade de Educação Especial.
Secretária Consuêlo Sales visitou algumas escolas para conferir, de perto, todo esforço e dedicação de alunos e professores.
Jonathas Oliveira.
“Além do acompanhamento com professores especializados, há também as escolas polos e a atualização do material que facilitará o ensino desses estudantes. Hoje, a Educação Especial celebra a 9ª edição da mostra, apresentando o resultado do trabalho que os professores, equipes e alunos fizeram em conjunto no decorrer do ano”, disse Consuêlo.
Na Escola Municipal Centenário de Boa Vista, a inclusão dos alunos é feita por meio de professores especializados que desenvolvem atividades com o uso da arte terapia e nas salas multifuncionais. Segundo a professora Andreia Pereira, este é um dos setores mais importantes da unidade de ensino. “Atendemos crianças com variados tipos de necessidades, fazendo com que se desenvolvam ao ponto de terem mais autonomia, gerando mais qualidade de vida a eles”, explicou.
A professora de Braille, Evânia Carvalho, e sua aluna Helena Souza.
Jonathas Oliveira.
A professora de Braille, Evânia Carvalho, está dedicada no acompanhamento da pequena Helena Souza, de 8 anos, durante todo o processo de aprendizado. A docente ressalta o quão crucial o ensino dessa linguagem inclusiva é importante para as escolas, enfatizando que o sistema tátil é essencial para ampliar o conhecimento das crianças com deficiência visual.
“Estamos sempre nos adaptando para acompanhar o processo de alfabetização da Helena. A escola e os professores estão sempre buscando novas atividades, trabalhos e ações que possam facilitar o ensino e o desenvolvimento da aluna. E na escola Centenário temos alcançado bons frutos no processo de alfabetização com os estudos do Braille”, disse a professora.
O pai de Lara Bianca, 8 anos, expressou satisfação com esse módulo de ensino, destacando seu papel transformador na vida da filha. “Eu e minha esposa notamos que ela teve um desenvolvimento notório com relação à socialização. Ela entende mais, conversa mais, participa mais. Percebemos que a Educação Especial impactou positivamente tanto a vida dela quanto a nossa”, ressaltou Arthur Bruno.
Mais de 130 profissionais da rede são especialistas em educação especial.
PMBV.
Educação especial em Boa vista – Atualmente, a Rede Municipal de Ensino conta com 1.601 crianças com deficiência física, intelectual, auditiva ou visual, além de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades. Para atendê-los, 138 professores são especialistas em educação especial, que também desenvolvem diversos projetos em parceria com a comunidade escolar.
ATENDIMENTOS ESPECIALIZADOS – Esses atendimentos acontecem nas Salas de Recursos Multifuncionais, disponíveis em 67 escolas da rede, assim como no Centro de Autismo e no Centro Municipal Integrado de Educação Especial (CMIEE).
É importante destacar que as unidades funcionam mediante encaminhamento da própria escola, que faz um requerimento contendo um relatório sobre a necessidade daquele aluno receber atendimento especializado. Após esse procedimento, os profissionais entram em contato com a família para efetivação da matrícula.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.