Ministro de Portos e Aeroportos inaugura estruturas esperadas há décadas por caminhoneiros no Porto de Santos


Novas áreas para estacionamento de caminhões terá capacidade de até 270 vagas. O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, na inauguração de pátio de estacionamento para caminhoneiros
Yasmin Braga/g1
O ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho (Republicados) esteve na inauguração de duas novas áreas para estacionamento de caminhões no Porto de santos, nesta quinta-feira (23) . As estruturas instaladas na margem direita do cais santista [lado de Santos], ambos na Avenida Mário Covas Júnior, eram esperadas há décadas pelos trabalhadores, que agora terão 270 novas vagas para aguardar com os veículos.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Costa Filho ressaltou o sacrifício enfrentado pelos caminhoneiros nos últimos anos por não terem à disposição um estacionamento. “Uma luta antiga que a gente está tendo oportunidade de, através de muito diálogo, buscar uma construção coletiva”.
Segundo o ministro, essa área provisória atenderá de 250 a 270 caminhões, o que representa 50% da necessidade dos caminhões do município. Ele afirmou que isso organizará a mobilidade urbana da cidade. “Fazer com que cada vez mais a gente tenha menos caminhões nas ruas e sem ter um local estratégico”.
O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, ressaltou que essa era uma dívida antiga do Porto com o município, em especial com os trabalhadores da infraestrutura portuária do país.
“Há mais de 20 anos esses trabalhadores aguardam por uma área adequada, que terá capacidade para boa acomodação desses profissionais”, disse Pomini.
Pátio provisório contará com até 270 vagas de estacionamento para caminhoneiros no Porto de Santos, SP
Yasmin Braga/g1
Pomini afirmou que o pátio é provisório e, a princípio, conta com uma cessão para 6 meses, mas existe possibilidade de renovação. Um chamamento será publicado no próximo ano para construção e implementação de um ecopátio definitivo até o final do ano que vem.
“Uma área de 500 mil metros, ali na Ponte Estaiada, [em Cubatão], na entrada da cidade de Santos. Local que se apresenta de forma adequada para a construção e implementação”, afirmou.
O prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos), afirmou que o pátio demonstra a vontade do Governo Federal em resolver o conflito que existe entre os caminhões e os bairros da cidade.
“Esse estacionamento ajuda muito, principalmente, aos caminhoneiros locais que moram em Santos e não tinham onde estacionar”, apontou.
Os dois terrenos
Conforme apurado pela TV Tribuna, afiliada da Globo, um dos terrenos fica localizado na Avenida Mário Covas Júnior, 410, em uma área com 26.300 m², onde haverá 180 vagas. O outro fica na mesma avenida, mas, ao lado do pátio da antiga Lloyd Brite, área de 8.400 m², com 80 vagas disponíveis.
Além da inauguração dos estacionamentos, o ministro esteve na inauguração do novo berço de atracação para navios de granéis líquidos, e participará do Summit Antaq, um evento promovido pelo Grupo Tribuna. O evento discute sustentabilidade e inovação no cais santista.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
d
Adicionar aos favoritos o Link permanente.