Milei recebe carta de Xi Jinping, da China, e agradece


Presidente eleito da Argentina já declarou que deseja se afastar de governos que considera comunistas, como o chinês. Xi escreveu que deseja trabalhar na amizade entre os dois países. ‘Uma forma de fazer política acabou e outra começa’, disse Milei.
REUTERS/AGUSTIN MARCARIAN via BBC
O presidente da China, Xi Jinping, enviou uma carta ao presidente eleito da Argentina, Javier Milei, para parabenizá-lo pela vitória nas eleições argentinas. Milei fez um post em uma rede social nesta quarta-feira (22) para agradecer Xi pela carta.
“Agradeço ao Presidente Xi Jinping as felicitações e votos de felicidades que me enviou através da sua carta. Envio-lhe os meus mais sinceros votos de bem-estar do povo da China”, escreveu.
Durante a campanha eleitoral, Milei afirmou que, se eleito, se afastaria de governos que considera comunistas, incluindo a China. No entanto, os chineses estão entre os principais parceiros comerciais dos argentinos.
A mídia estatal da China confirmou o envio da carta de Xi a Milei. No documento, que foi compartilhado pelo presidente eleito nas redes sociais, o presidente chinês ressalta a importância da parceria entre os dois países.
“Ambos os países aderem sempre ao respeito mútuo, à igualdade de tratamento, ao benefício mútuo e aos ganhos partilhados, e proporcionam-se mutuamente um apoio firme em questões relativas aos interesses vitais de cada um”, diz a carta.
Xi também afirmou estar disposto a trabalhar com Milei na permanência da amizade entre Argentina e China. “Desejo que sob sua liderança, o governo e o povo do seu país conquistem novos êxitos na causa da construção nacional.”
Milei foi eleito defendendo uma pauta ultraliberal e com discurso antipolítico. Ele recebeu cerca de 55% dos votos, derrotando o governista Sergio Massa.
O novo presidente herda uma Argentina com a maior inflação em 30 anos e dois quintos da população vivendo na pobreza, além de forte desvalorização cambial.
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.