Materiais de construção: como as vendas online podem alavancar o setor em 2024

Materiais de construção; Fobbi

E-commerce em ascensão: dados revelam que as compras online dobraram entre 2019 e 2023, impulsionando o setor de vendas pela internet – Foto: Divulgação

A internet e os smartphones revolucionaram o mercado de consumo. Nos últimos anos, a pandemia acelerou o processo de educar o consumidor. Nos dias atuais, dificilmente um cliente entra em uma loja sem saber o que procura, a marca de sua preferência e uma estimativa de custo do produto.

O comércio eletrônico continua crescendo

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as compras online dobraram entre 2019 e 2023. Esse crescimento significativo foi impulsionado, principalmente, pelo aumento das compras por dispositivos móveis, que agora representam mais de 50% das vendas online.

Além disso, a ABComm divulgou que o setor de e-commerce já ultrapassou a marca de 10% das vendas totais do varejo. Em alguns segmentos, esse percentual é ainda mais expressivo, chegando a superar os 50% – e a expectativa para 2024 é alta.

Logo, as empresas que não conseguirem marcar presença no digital e se destacar diante da concorrência, oferecendo preços atrativos, facilidades de pagamento e entrega, terão dificuldades de atender a essa crescente demanda.

Por que investir nas vendas online de materiais de construção?

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Setor da construção em crescimento: previsões indicam aumento de 2,9% em 2024, impulsionado por taxas de juros baixas e novo ciclo imobiliário – Foto: Divulgação

De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), o setor da construção civil deve crescer 2,9% em 2024. Essa alta está relacionada às quedas contínuas das taxas de juros e a um novo ciclo imobiliário, liderado pelo programa Minha Casa Minha Vida.

Se tanto a Construção Civil quanto o e-commerce deverão crescer neste ano, unir ambos pode ser uma vantagem significativa para as empresas que oferecem materiais de construção.

No segmento, embora a venda física ainda predomine, as compras online têm ganhado cada vez mais espaço – e ainda têm muito a crescer!

A Fundação de Dados, empresa especializada no segmento da Construção Civil, publicou recentemente uma pesquisa a respeito dos canais de compra preferidos pelos consumidores para obras ou reformas. Nela, nota-se que o comércio eletrônico já deixou para trás lojas especializadas em materiais hidráulicos, revestimento cerâmico e tintas, apresentando média superior a 25% entre as 4 regiões avaliadas.

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Pesquisa revela que o comércio eletrônico supera lojas físicas em preferência para compras de materiais de construção, destacando mudanças significativas nos hábitos de consumo – Foto: Fundação de Dados/Divulgação

Para ajudar, o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil criou um guia orientando empreendedores a respeito do nível de serviço desejado. Nele, é destacada a importância de pequenos empresários acompanharem as tendências do mercado e as incorporarem em seus negócios para aprimorar a qualidade dos serviços.

Migração da loja física para o online

Ter uma loja física não garante vantagens significativas no comércio eletrônico. Hoje, qualquer CNPJ/CPF consegue criar uma conta em um marketplace ou criar um e-commerce próprio.

Portanto, para iniciar no mundo do comércio eletrônico e ter bons resultados, é necessário traçar uma estratégia e ter foco. E para atingir esse objetivo, seguir as 3 dicas abaixo será fundamental:

Começar pequeno para tornar-se grande

No mundo do varejo online, existem milhares de vendedores, desde vendedores de nicho até grandes varejistas com estruturas operacionais e estoques.

A menos que o capital disponível não seja escasso, a receita é começar com um pequeno mix de produtos. Centralizando os recursos (financeiros, conteúdos e mercado), é possível se tornar especialista na categoria escolhida.

E uma vez especialista, ficará muito mais fácil selecionar as informações mais relevantes para elaborar os anúncios online, sejam imagens de produto, características técnicas, diferenciais e/ou tendências. E a consequência disso é simples: quanto mais relevante for o anúncio, maiores as chances de atingir potenciais clientes e, consequentemente, gerar vendas.

Preços competitivos

Escolhendo um mix pequeno, também aumenta-se o controle de custos das mercadorias vendidas. No comércio eletrônico, pesquisar preços praticados em marketplaces e outros e-commerces deve fazer parte da rotina, de modo que o preço de venda estabelecido garanta ao mesmo tempo margens saudáveis e atratividade ao consumidor.

Uma preocupação comum antes de iniciar as vendas online é uma possível guerra de preços, com o aumento da concorrência. Contudo, mesmo que os preços praticados sejam mais baixos, a presença online contribui (e muito) para o aumento (i) do volume de vendas e (ii) do fluxo de clientes na loja física.

Após esse entendimento, fica evidente a importância de se obter produtos de qualidade – que se diferenciam no mercado – e realizar boas negociações. É por isso que a esmagadora maioria dos vendedores online compra seus produtos diretamente de fabricantes, cujos preços atrativos garantem competitividade no comércio eletrônico.

Para os lojistas de material de construção que querem começar a vender online ou aumentar suas vendas, a recomendação é que conheçam a Fobbi. A Fobbi é um portal de compras que conecta lojistas a indústrias da Construção Civil por meio de uma loja virtual, em que é possível comprar produtos direto de fábrica de forma simples e sem burocracia.

Escolher os canais certos de venda

Para quem está iniciando,  WhatsApp Business, Instagram e Chat Google são um excelente ponto de partida. Preparar esses canais de comunicação e dedicar uma pessoa a essa função fatalmente trará resultado. A partir do momento em que estes canais estiverem funcionando bem, está na hora de iniciar a aventura em marketplaces e/ou no e-commerce.

Existem diversos marketplaces para se aventurar no comércio eletrônico. Contudo,  ninguém procura “cueca” na OLX (não deveria, pelo menos). Para iniciar as vendas no comércio eletrônico dentro do segmento da Construção Civil, é fundamental buscar os mais populares para aqueles que compram materiais de construção online.

Ou seja, que apresentam maior fluxo de potenciais clientes. Para isso, é fundamental levar em consideração o ranking abaixo, divulgado pela Conversion, dos marketplaces mais populares da categoria em 2023.

Compreender os custos envolvidos de cada marketplace e a forma como eles operam para não errar na precificação nem proporcionar uma experiência negativa aos primeiros clientes também é imprescindível.

Foco na experiência do cliente

Quando uma marca oferece mais conveniência ao consumidor, este tende a se interessar mais pelos serviços que ela oferece. Logo, garantir agilidade no atendimento, bom nível de serviço e pós-venda são pilares obrigatórios para o sucesso online.

Um exemplo disso são as trocas. Dentro das políticas de devolução, o consumidor deve fazê-las com tranquilidade. Afinal, proporcioná-lo uma boa experiência de compra é crucial para a fidelização.

Cliente final e empresa satisfeitos

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Fobbi: portal de compras para o setor da Construção Civil, conectando lojistas a indústrias e facilitando a compra direta de fábrica – Foto: Divulgação

Os dados comprovam que os consumidores estão migrando cada vez mais para as compras online, inclusive no setor da Construção Civil. Porém, abrir e manter um e-commerce requer certo investimento, além de uma infraestrutura robusta para atender às necessidades de clientes cada vez mais exigentes.

Assim, marketplaces ganham força por facilitarem a venda online sem que o lojista precise realizar grandes investimentos. A Fobbi, por exemplo, é um marketplace focado na Construção Civil e que oferece diversas vantagens aos usuários. Lojistas podem, por exemplo, pesquisar pelos produtos de que precisam e realizar pedidos com facilidade e agilidade, recebendo-os rapidamente.

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