Manaus deve enfrentar chuvas fortes até o início da próxima semana, alerta Inmet

As tempestades também poderão ser sentidas em outros municípios do estado e devem ajudar o Amazonas a sair da estiagem severa. Manaus deve registrar chuvas até a próxima segunda-feira, aponta meteorologista
Manaus deve enfrentar chuvas fortes até o início da próxima semana, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesta quinta-feira (23), o temporal que atingiu a cidade alcançou 74,2 milímetros de índice pluviométrico e causou 20 ocorrências, segundo a Defesa Civil Municipal.
Apesar dos estragos causados, a chuva também ajudou a dispersar a fumaça que encobre Manaus desde o início de outubro. O fenômeno é causado por queimadas ocasionadas no Pará e também na Região Metropolitana, segundo o Governo do estado. Só em outubro foram quase 4 mil.
De acordo com o Inmet, até a próxima segunda-feira (27), a capital deve ficar encoberta por muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas. A temperatura, inclusive, pode variar entre 23ºC e 33ºC.
As tempestades também poderão ser sentidas em outros municípios do estado e devem ajudar o Amazonas a sair da estiagem severa, que afeta todos as cidades do estado, conforme explicou o meteorologista Leonardo Vergasta:
“A gente deve ter volumes de chuvas bem expressivos não só em Manaus, mas também nas cidades localizadas nas calhas do Alto Solimões e do Alto Rio Negro, contribuindo assim para um aumento do nível dos rios nos próximos meses”, explicou.
No entanto, ainda de acordo com o meteorologista, o tempo também deve mudar na próxima semana e os moradores da grande Manaus devem voltar a sentir os efeitos do El Niño, que tem potencializado os fenômenos naturais, como a seca e as altas temperaturas, em todo o estado:
“Voltaremos a sentir esses efeitos que tem ocasionado essa grande estiagem no estado”, finalizou.
A previsão, inclusive, é que o El Niño só termine em abril do próximo ano. Enquanto isso, os amazonenses devem continuar sofrendo com as altas temperaturas, o que pode reduzir o volume de chuvas no período do inverno amazônico.
Vídeos mais assistidos do Amazonas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.