Mãe de jovem que morreu após buscar atendimento na Santa Casa quatro vezes pede justiça: ‘Para ninguém sofrer o que estamos sofrendo’


Matheus Leocádio morreu no sábado (18) após quatro idas à Santa Casa de São Roque (SP). Departamento de Saúde notificou o hospital na terça-feira (21). Unidade também instaurou um processo para apurar o caso. Matheus Leocádio morreu no sábado (18), em São Roque
Arquivo pessoal
A mãe do jovem de 22 anos que morreu no sábado (18) após buscar atendimento na Santa Casa de São Roque quatro vezes em menos de uma semana lamentou a perda do filho e pediu justiça para que o caso seja solucionado o mais rápido possível. A prefeitura e um hospital abriram um procedimento interno para apurar o atendimento da equipe (confira o posicionamento completo abaixo).
“É preciso que esses casos cheguem nas autoridades para ninguém sentir o que eu estou sentindo. Para ninguém sofrer o que a minha família está sofrendo”, lamentou Luciene Michele à TV TEM.
O laudo com a causa da morte de Matheus deve ser emitido em nove dias. O jovem foi atendido pela primeira vez na sexta-feira (10) após amanhecer com febre. “Ele ligou para mim, porque ele morava sozinho […] Eu e meu marido fomos lá e levamos ele na Santa Casa, onde examinaram ele e falaram que podia ser uma dor de garganta, alguma coisa viral”, relembra.
Segundo Luciene, Matheus tomou uma injeção no hospital e voltou para a casa da mãe. Ele procurou atendimento outras duas vezes no mesmo hospital. Na quarta tentativa, houve a suspeita de que o diagnóstico do filho fosse hepatite B. Por isso, a mãe pediu à equipe médica para que o filho fosse internado, o que inicialmente não foi atendido, segundo ela.
“Chegou a hora que eu não aguentei e pedi pelo amor de Deus para eles me ajudarem. Foram feitos os exames, viu que não era hepatite. Eu falei para o doutor que ele [Matheus] estava ficando amarelo, e o doutor mandou fazer uns exames”, conta.
Na terça-feira (14), quando Matheus foi internado, o jovem vomitou sangue e foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde precisou ser intubado. Ele não não resistiu e morreu no sábado (18).
A prefeitura lamentou a morte de Matheus e se solidarizou com os familiares e amigos do jovem. Em nota, a Santa Casa informou que abriu um procedimento técnico administrativo visando apurar o caso. Confira a nota na íntegra:
“A Santa Casa de São Roque esclarece que o paciente Matheus Gabriel Leocadio, 22, teve atendimento prestado no pronto-socorro da unidade entre os dias 10 e 12 de novembro, onde passou por avaliação médica e diagnóstica, ocasião que apresentou sintomas e resultados laboratoriais inespecíficos, sendo liberado para casa.
Na manhã do dia 13 de novembro, em novo retorno do paciente ao PS, os exames foram repetidos e ampliados. Na noite do mesmo dia, Matheus retornou ao pronto-socorro com o quadro clínico agravado, quando foi internado e encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva.
Durante o período de internação, o paciente contou com o respaldo de uma equipe multidisciplinar, até o seu falecimento, no último dia 18 de novembro.
A Santa Casa de São Roque lamenta a morte de Matheus e instaurou processo técnico administrativo visando apurar os fatos envolvidos no atendimento, no sentido de esclarecer os motivos de seu falecimento. A instituição, no seu compromisso com a verdade e qualidade assistencial, permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos.”
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.