Cantatas, shows, presépios e apresentações: veja programação natalina em cidades do Centro-Oeste


Programação do ‘Natal da Mineiridade 2023′ segue até o dia 6 de janeiro. Entre os municípios que aderiram ao projeto estão Itapecerica, Arcos, Estrela do indaiá, Pará de Minas, Piumhi e outros. Natal Iluminado em Itapecerica faz parte do projeto “Natal da Mineiridade”
Marden Mendonça/Divulgação
Doze cidades da região Centro-Oeste de Minas estão entre os 450 municípios mineiros com programações no “Natal da Mineiridade 2023”, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). Entre as cidades que aderiram à iniciativa estão Itapecerica, Arcos, Estrela do indaiá, Pará de Minas, Piumhi e outros.
As programações gratuitas seguem até o dia 6 de janeiro e incluem espetáculos teatrais, de artes visuais, shows, iluminações temáticas, cantatas, presépios e manifestações religiosas. Veja abaixo a programação completa dos municípios da região.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Natal da Mineiridade
O Natal da Mineiridade é uma proposta da Secult e está no segundo ano consecutivo. O objetivo é celebrar tradições, costumes do povo mineiro e também promover comunhão, sintonia e reforçar vínculos nas mais diversas regiões, mostrando como Minas Gerais é uma cidade hospitaleira.
A expectativa é de que o período de eventos nos municípios registre uma movimentação turística de mais de 3 milhões de pessoas em todo estado, o que representa um crescimento de mais de 20% em relação ao ano passado. A estimativa é que a ocupação hoteleira nessas cidades envolvidas atinja 80% durante as festividades de dezembro.
Pará de Minas
Presépio de Natal: Em Pará de Minas, segue aberta até o dia 7 de janeiro a exposição de presépio no Museu Histórico que fica na Rua Manoel Batista, 51, no Centro.
“Um dos principais símbolos do Natal é o presépio, que dentro da cultura cristã representa o nascimento do Menino Jesus. A narrativa aborda com riqueza de detalhes a trajetória dos Reis Magos até o encontro do Menino Jesus. O Belém Monumental é composto por várias cenas que formam a sequência dos acontecimentos e contam uma história. Para isso, foram necessárias mais de mil peças de resina. Foi realizada a abertura da Exposição do Presépio no dia 16 de novembro de 2023 e estará aberto a visitação até o dia 7 de janeiro de 2024”, contou João Batista Leite, artista plástico responsável pelo projeto.
Carmópolis de Minas
Luzes de Natal: Em Carmópolis de Minas, a Praça Nossa Senhora do Carmo, no Centro, está toda decorada à espera de visitantes. O projeto é uma parceria com instituições como a Câmara Municipal. Veja a descrição da ação feita pelo Município.
“O foco maior de luzes se concentram na Praça da Matriz Nossa Senhora do Carmo, onde o espaço foi totalmente decorado com muita luz, alegria e beleza. Em cenários únicos, os visitantes poderão contemplar estruturas totalmente iluminadas, sendo ótima oportunidade para chamar toda a família e resgatar o espirito de Natal e resgatar a cultura da nossa cidade. Praça e Matriz Nossa Senhora do Carmo – Tombada pelo Patrimônio Municipal”.
Nova Serrana
Natal Iluminado: Em Nova Serrana, já foi inaugurada na Praça José Batista de Freitas, no Centro, a decoração natalina que está disponível até o dia 5 de janeiro de 2024. Veja a descrição da ação feita pelo Município.
“Em Nova Serrana já se tornou tradição a decoração natalina, com muitos enfeites diferenciados e muitas luzes. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo começa a preparação do Natal ainda no primeiro semestre, pesquisando, planejando e buscando inovação para que cada ano seja superado em novidades e beleza para encantar a população, como também os visitantes. A decoração ficará até o dia 5 de janeiro para que os moradores e visitantes possam desfrutar de momentos e lazer e entretenimento e se encantar com o Natal de Nova Serrana”.
Serra da saudade
Luzes de Natal: Em Serra da Saudade, a Praça Ademar Ribeiro de Oliveira, que fica no Centro, foi totalmente decorada para prestigiar a data e é no local que vão ocorrer os eventos natalinos.
No dia 20 de dezembro haverá entrega de presentes para as crianças do município e no dia 24 de dezembro, também na Praça Ademar Ribeiro de Oliveira, ocorrerá a tradicional Ceia de Natal, evento inventariado como patrimônio cultural do município. Na celebração, além de ser servida a ceia gratuitamente para todos os participantes, ainda acontecem missa, show e distribuição de presentes para todas as crianças.
Piumhi
Natal Iluminado: Em Piumhi, haverá apresentações artísticas de 21 a 23 de dezembro na Praça Padre Alberico, sempre a partir das 19h.
No dia 21, quem se apresenta é a Corporação Musical da Lira São José. A apresentação será dentro da árvore de Natal gigante montada na praça. Também haverá show do Grupo Seresteiros das Gerais e Erico Rocha e Banda
No dia 22 terá o Coral Vô Chico Branco, da Casa da Cultura Oscar Alves Rocha. Também terá apresentação de alunos da Casa da Cultura, sorteio de brindes dos clientes do comércio local, realizado pela Associação Comercial de Empresarial (ACE), show com Adilson Gonçalves e Banda e Gabriel Ferrari e Banda.
No dia 23 haverá Sarau do projeto Reconstruindo Vidas, shows com a banda Rita Aqui Rita Lee e Grupo Coisa Nossa.
Itapecerica
Natal Iluminado: Em Itapecerica, a região central, mais especificamente na Praça Dom José Medeiros Leite, está repleta de luzes de Natal. Moradores e turistas vão poder prestigiar a decoração até o dia 31 de dezembro. Veja a descrição da ação feita pelo Município.
“Com uma variada programação, voltada para toda a família. Em sua quarta edição, o Natal Iluminado, sempre planejado e executado com muito carinho pela administração municipal, tem como objetivo instaurar na cidade o clima das festividades de fim de ano, tempo especialmente marcado pela alegria, paz, amor, esperança e renovação de sonhos. Além disso, tem como propósito fundamental movimentar o setor do comércio e da prestação de serviços, promovendo a circulação de renda e fomentando a economia local. Além de atrações culturais e uma estrutura encantadora de enfeites e iluminações natalinas, o evento conta com Praça de Alimentação, instalada ao longo da via lateral à Praça do Coreto”.
São Francisco de Paula
Natal Iluminado da Mineiridade: Em São Francisco de Paula, a decoração natalina estará disponível até o dia 6 de janeiro de 2024, na Praça Pedro Severino de Aguiar. Veja a descrição da ação feita pelo Município.
“O Natal Iluminado da Mineiridade acontecerá até o dia 06/01/2024. Haverá shows locais todos os finais de semana de dezembro, ou seja, todas as sextas, sábados e domingos do mês de dezembro. Dia 22 de dezembro ocorrerá o evento Natal das Crianças com a Presença do Papai Noel, distribuição de brinquedos, balas, pipocas e algodões-doces paras as crianças e ainda haverá show infantil. Dias 29, 30 e 31 de dezembro terá comemoração do Réveillon com shows locais e regionais”.
Estrela do Indaiá
Natal Iluminado: Em Estrela do Indaiá, as decorações da Praça Matriz de São Sebastião, no Centro, estarão disponíveis até o dia 31 de dezembro. Veja a descrição da ação feita pelo Município.
“É época para esquecer as diferenças e se concentrar no amor e na bondade. Época de reflexão, reconciliação e perdão. Está chegando o Natal e nosso município está lindo e decorado para receber todos visitantes. Venha e traga sua família para nos prestigiar vendo nossa linda Iluminação de Natal’.
Dores do Indaiá
Visita do Papai Noel: Em Dores do Indaiá, no dia 25 de dezembro, dia oficial de Natal, haverá a visita do Papai Noel, que vai percorrer toda a cidade, a começar da Praça do Rosário, 268, no Centro. Veja a descrição da ação feita pelo Município.
“Augustinho se fantasia de Papai Noel todos os anos. A campanha de arrecadação de presente é feita com apoio de diversas entidades e população dorense. Acontece uma carreata com o Papai Noel a bordo, visitando toda a cidade, distribuído os presentes e balas”.
📲 Receba no WhatsApp notícias do Centro-Oeste de MG
Arcos
“Cantata de Natal”: Em Arcos, o palco das apresentações será na Praça Floriano Peixoto, no Centro. Até o dia 6 de janeiro de 2024 serão realizadas Cantatas de Natal, apresentações artísticas, oficinas de artes natalinas, presépio em tamanho real, expresso natalino e trenzinho da alegria.
Morada Nova de Minas
Acender das Luzes Natalinas: Em Morada Nova de Minas, a partir do dia 15 de dezembro ao dia 6 de janeiro de 2024, moradores e visitantes vão poder prestigiar a decoração e luzes de Natal na Praça Dr. Agenor Soares dos Santos. Veja a descrição da ação feita pelo Município.
“Para os cristãos, as luzes de Natal expressam a iluminação trazida ao mundo pelo nascimento de Jesus!!!! Em comemoração ao nascimento do Menino Jesus, a Praça Dr. Agenor Soares dos Santos será ornamentada com diversas luzes natalinas, trazendo à população o Espírito do Natal”.
São Gonçalo do Pará
Festival do Natal: Em São Gonçalo do Pará, no dia 16 de dezembro, na Praça de Eventos JK, no Centro, haverá evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura com a chegada solene do Papai Noel, entrega de presentes, guloseimas e disponibilização de brinquedos para as crianças.
MAIS SOBRE O FIM DE 2023:
TV Integração lança filme de fim de ano em homenagem aos telespectadores
📲 Siga as redes sociais do g1 Centro-Oeste MG: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Centro-Oeste MG
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.